O comando do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado em Caxias do Sul, terá mudanças para 2025. O tenente-coronel Márcio Borba Fernandes, 46 anos, será o novo comandante da unidade. A data da transição e posse do futuro gestor ainda será anunciada, de acordo com a assessoria de imprensa do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da Serra.
O atual responsável pelo posto, tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, anunciou sua saída na manhã desta segunda-feira (16). O PM informou que assumirá um cargo na Secretaria Estadual da Segurança Pública. Vargas lidera o batalhão desde 3 de abril de 2023 e possui aproximadamente três décadas de serviço na corporação.
Também haverá troca no subcomando do 12° BPM: o major Wagner Carvalho dos Santos, que ocupa o cargo, será transferido à gestão do Colégio Tiradentes de Caxias do Sul, a instituição de Ensino Médio da BM. Ainda não foi definido o novo subcomandante, conforme o CRPO Serra.
Desde 1998 na corporação
Márcio Borba Fernandes ingressou na Brigada Militar em 1998, frequentando o curso superior de Formação de Oficiais. Atuou em diversas unidades operacionais, dentre elas o 9º Batalhão de Polícia Militar, o Batalhão de Operações Especiais de Porto Alegre e o 36° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Farroupilha, onde serviu no cargo de subcomandante. É pós-graduado na área de Direito Penal e Processo Penal, com ênfase em Direito Penal Econômico.