As emoções e as percepções do combate a pandemia de Covid-19 vividas por quem esteve na linha de frente foram apresentadas na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) pelo médico André Germano Leite, atual presidente da Unimed Nordeste, durante palestra na RA desta segunda-feira (10).
O médico revelou as incertezas de lidar com uma doença nova, sobre a qual pouco se sabia, o aprendizado constante, as mudanças, as escolhas difíceis, a corrida contra o tempo, as fake news, o esgotamento físico e mental e, principalmente, a dor pelas perdas, até mesmo de colegas infectados.
“É uma mensagem de que todos nós vivenciamos isso junto, e conseguimos vencer juntos. Trabalhamos incessantemente e salvarmos centenas de vidas e os nossos resultados são semelhantes aos dos melhores serviços do país. E fica essa mensagem de fé e esperança”.
Ele relembrou alguns momentos difíceis, dentre eles o lado psicológico e as superlotações que o Hospital da Unimed enfrentou no período da pandemia de Covid-19 em Caxias do Sul. O presidente da Unimed ainda comentou que é preciso retornar ao ambiente para que a história seja mantida.
“Marés calmas não produzem marujos experientes, e a partir dessa experiência que nós devemos revisitar, foi um aprendizado”.
Em coautoria com o médico Vinicius Lain, Leite documentou no livro Por Trás da Máscara: Visões de quem enfrentou a pandemia da Covid-19 em Caxias do Sul, lançado em dezembro, um panorama sobre os bastidores dos hospitais na pandemia, tema que abordou também no evento.
Homenagens a quem enfrentou a Covid-19
Antes da palestra, a CIC Caxias, que coordenou a campanha “Caxias contra a Covid-19”, prestou uma homenagem a profissionais de saúde e a pessoas físicas e jurídicas que não mediram esforços no combate à pandemia, seja na linha de frente ou no fornecimento de recursos e insumos às instituições de saúde.