Banco de Alimentos homenageia agricultores da Ceasa Serra

Produtores rurais que doam alimentos recebem agradecimento especial na semana do Dia Mundial da Alimentação

Publicado por
12:36 - 13/10/2021

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Alexandra Baldisserotto, Banco de Dados)

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, promove nesta quinta-feira (14) uma cerimônia alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. Neste ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é “Nossas ações são nosso futuro: melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.

Com a participação de convidados, empresas e entidades parceiras, a solenidade será realizada em agradecimento aos agricultores que se destacam nas doações ao Banco de Alimentos. A partir das 12h45min, os produtores receberão homenagem da equipe, no Pavilhão da Pedra, na Ceasa Serra (Rua Jacob Luchesi, 3181). O horário é em função das atividades de comercialização no local, que começam às 13h30.

Do lado de fora do pavilhão haverá atividades como serviços e exposições do patrocinador (Sicredi) e dos apoiadores (EFA Serra, Agrimar, Sindicato Rural, Ótica Pioner, Farmácias São João, Unimed, Secretaria Municipal da Saúde e Aimoré). Todos receberão em agradecimento um biscoito feito pela equipe do Banco de Alimentos com uma mensagem. O texto diz: Nosso muitíssimo obrigado aos agricultores pelo seu trabalho diário e doações para as famílias atendidas pelas entidades cadastradas no Banco de Alimentos. Vocês são essenciais para a vida de todos”.

Em 2021, a FAO quer estimular transformações em sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos e sustentáveis, limitando os impactos ambientais e climáticos. “O tema chama atenção para o fato de cada um de nós ter um papel a cumprir. Ao longo desta pandemia, vimos o quanto se agravou a situação de muitas famílias que já enfrentavam dificuldades”, lembra o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto. Segundo ele, a atuação do Banco de Alimentos e, principalmente, a solidariedade dos caxienses, foram imprescindíveis para minimizar o sofrimento de muitas pessoas.

PONTO DE SAFRA E FEIRA ECOLÓGICA

Também estão programadas ações no Ponto de Safra (sexta-feira, 15) e Feira Ecológica (sábado, 16). No Ponto de Safra, os consumidores serão convidados a doar para o Banco de Alimentos hortifrutigranjeiros ou qualquer outro gênero alimentício. Na Feira Ecológica, haverá troca de sementes crioulas e mudas, das 9h30 às 11h. A promoção é de Slow Food Comunidade Pérola das Colônias, com apoio do curso de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, Feira Ecológica, Prefeitura (SMAPA) e EFA Serra.

Ainda na sexta (15), haverá um almoço especial no Restaurante Popular, em homenagem ao Dia da Criança, comemorado nesta semana. O Restaurante trocará o cardápio tradicional por um Xis Especial, com receitas nutritivas e de aproveitamento. Além de atender ao público diário do Restaurante, as refeições serão destinadas a moradores do Reolon, Campos da Serra, Canyon, Mariani, Vila Esperança e Esplanada.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp