Os recorrentes furtos e roubos em estabelecimentos comerciais, paradas de ônibus, patrimônios públicos como hidrômetros e parquímetros vem assombrando a população que circula pelo bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. Diariamente, inclusive durante o dia, ocorrências são registradas.
Leia mais
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro São Pelegrino (Amob), Alexandre Três há cerca de um ano ele assumiu o cargo e seguidamente recebe demandas da população, envolvendo a segurança pública. As principais situações são os furtos de fios, tampas de boeiros, hidrômetros e em estabelecimentos comerciais. Três é empresário, o próprio comércio dele foi alvo neste mês de um furto de celular.
Diariamente o presidente recebe dos demais empresários imagens das câmeras de monitoramento das lojas, onde elas foram arrombadas durante a noite, ou até de ações durante o dia. Ainda, os usuários do transporte coletivo urbano sofrem com a falta de segurança pelas paradas. A Estação Férrea também é um trecho de preocupação, tando do Alexandre, quanto dos demais moradores. A grande circulação de pessoas, principalmente a noite e aos finais de semana, geram insegurança e inúmeros crimes.
Alexandre Três comentou que já esteve em reuniões com a Brigada Militar e representantes de outros bairros da região. Os crimes em sua maioria, segundo Três, são cometidos por pessoas que vêm de outros pontos, cometem os furtos e vendem os produtos para o consumo de drogas. Por conta disso, a sugestão do presidente da AMOB é que a Brigada Militar esteja mais presente nas ruas, andando a pé pelo bairro, inibindo assim a presença dos delinquentes. Ainda, ele sugeriu que no projeto da revitalização da Estação Férrea, tenha um posto fixo da Guarda Municipal. Na visão dele, as forças de segurança precisam estar mais frequentes na região.
Além da segurança, o problema com a fiação elétrica está incomodando os moradores. As empresas de telefonia e de energia elétrica quando fazem o corte dos serviços, não fazem o recolhimento dos fios. O cabo é cortado e amarrado no poste, com o tempo ele se solta e prejudica o trânsito. O perigo de ferir uma pessoa está eminente no bairro de acordo com ele.
Ações da Brigada Militar pelo bairro São Pelegrino
A Brigada Militar tem uma divisão para as regiões da cidade entre 1ª e 2ª companhia. A região do bairro São Pelegrino é atendida no posto policial localizado no Parque Cinquentenário. Já a região central, se deslocando em direção a BR-116 e os distritos são atendidos pela 2º companhia que tem sua sede no Parque dos Macaquinhos.
De acordo com o Major Wagner Carvalho, nesses dois pontos os presidentes de bairros são recebidos e tem um coordenador militar para cada área. Portanto, a Brigada Militar está ciente das ocorrências no bairro São Pelegrino. Tanto que já reforçou a segurança com patrulhamentos e abordagens.
Carvalho salienta que não é possível seguir a sugestão do presidente Alexandre Três de ter policiais a pé, devido a grande demanda de emergências pelo 190.
“Essas abordagens a pé de noite nós não temos condições de fazer. O policiamento motorizado ele abrange uma área maior, por enquanto nós não temos condições de deixar um policial na frente dos estabelecimentos comerciais. Então, na questão de otimizar e até pra atendimento de emergências, o 190 prioriza a emergência, então tendo a ocorrência a gente não tem como deixar um policial a pé ali enquanto nós temos uma emergência numa determinada área. E de dia, temos épocas que nós recebemos reforço, mas a prioridade é o 190 e o policiamento motorizado, onde a gente abrange uma área maior e atende as demandas do 190 que é bastante grande.”
O sub-comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul, orienta que os comerciantes, moradores e demais frequentadores do bairro, registrem a ocorrência, por menor valor que tenha sido o objeto levado. Assim, com a ajuda de câmeras de monitoramento será possível fazer a identificação dos meliantes. Ele destaca a importância do registro para o conhecimento dos órgãos oficiais.