Bairro Mathias Velho em Canoas fica seco pela primeira vez desde as enchentes

A operação de drenagem, que tem a capacidade de escoar 32 mil litros de água por segundo, envolveu não apenas o uso das bombas, mas também o fechamento do dique e a recuperação da casa de bombas da região

Publicado por
16:36 - 03/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Prefeitura de Canoas / Divulgação

O bairro Mathias Velho, em Canoas, finalmente está livre das inundações que afetaram severamente a região desde as fortes chuvas que começaram em 27 de abril. A Prefeitura de Canoas instalou bombas flutuantes para escoar a água até o Rio dos Sinos, um trabalho que teve início na última sexta-feira (31).

O que aconteceu

Pela primeira vez desde o início das enchentes, Mathias Velho não tem mais ruas alagadas. A operação de drenagem, que tem a capacidade de escoar 32 mil litros de água por segundo, envolveu não apenas o uso das bombas, mas também o fechamento do dique e a recuperação da casa de bombas da região.

Detalhes da Operação

Canoas recebeu um total de 14 bombas flutuantes, das quais quatro estão atualmente em operação no bairro Rio Branco, outra área duramente atingida pelas inundações. O trabalho contínuo dessas bombas tem sido crucial para aliviar as condições de enchente nas áreas afetadas.

Situação do Rio Guaíba

Enquanto isso, em Porto Alegre, o nível do Rio Guaíba voltou a subir, atingindo 3,86 metros às 7h15 de hoje, 43 centímetros acima do nível registrado na madrugada. Esse aumento está acima da cota de inundação, que é de 3,60 metros. A passagem de uma frente fria fez o Guaíba transbordar durante a madrugada, segundo o MetSul.

Previsão do Tempo

A previsão para Porto Alegre é de um dia chuvoso e frio, com chuvas fracas também atingindo cidades do centro, sul e leste do Rio Grande do Sul. O volume de chuva previsto deve variar entre 10 mm e 20 mm em vários pontos.

 

Mathias Velho

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp