Caxias do Sul

Audiência Pública na Câmara debate possível terceirização do Postão 24 horas

Audiência Pública na Câmara debate possível terceirização do Postão 24 horas Audiência Pública na Câmara debate possível terceirização do Postão 24 horas Audiência Pública na Câmara debate possível terceirização do Postão 24 horas Audiência Pública na Câmara debate possível terceirização do Postão 24 horas
Definição do novo Conselho deve ocorrer no mês de maio (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)
Definição do novo Conselho deve ocorrer no mês de maio (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

A possível terceirização do Postão 24 horas, em Caxias do Sul, será debatida em uma audiência pública na Câmara de Vereadores. O encontro vai ocorrer no dia 27 de novembro e foi solicitado pelo Sindiserv após uma reunião entre a entidade e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do legislativo. O Sindiserv também busca uma reunião com o prefeito Daniel Guerra para tratar do assunto.

Segundo a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, há uma informação de que a prefeitura está encaminhando o processo de terceirização do PA 24hs e solicitando orçamento às empresas que participaram da licitação da UPA Zona Norte.

Administração municipal estaria disposta a terceirizar os serviços do Postão 24 horas (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

De acordo com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a terceirização não garante uma melhoria do serviço. Ele pede que o diálogo prevaleça na busca por uma alternativa que não seja a transferência dos serviços para a iniciativa privada. “A saúde não é exclusivamente municipal, é necessário o cofinanciamento do Estado e da União. O que ocorre com as terceirizações é a transferência do dinheiro público para iniciativa privada o que não significa mais qualidade. O que buscamos é a qualificação do serviço público, e isso só será possível através do diálogo com o Executivo, Legislativo, servidores municipais e a população,” argumenta Silvana.

A Secretaria de Saúde, por meio de sua assessoria, disse que a prefeitura não vai se manifestar sobre o assunto.