A escola de Kung Fu Mantis de Caxias do Sul terá quatro atletas que vão representar o Rio Grande do Sul no 33° Campeonato Nacional de Kung Fu Wushu, este que é organizado pela Confederação de Kung Fu Wushu (CBKW).
O torneio ocorre na cidade de Bombinhas-SC entre os dias 6 e 10 de setembro. A expectativa do evento é receber aproximadamente 600 atletas, representantes de 20 Federações Estaduais que escreveram a sua história no Wushu Nacional.
A delegação Gaúcha será composta por 39 atletas de Kung Fu tradicional incluindo Sanda, Shuai Jiao e Wushu esportivo, com mais 14 atletas.
Os quatro atletas caxienses vão competir nas modalidades de mãos livres e armas duplas. São eles Bruno Gonçalves de 22 anos (medalhista de ouro no último regional), Brenda de Andrade, 20 anos (medalhista de prata no último regional), Pedro Polla, 18 anos (medalhista de prata no último regional) e Gustavo Padilha, 26 anos. Eles vão ser instruídos pelo Sifu da escola Mantis Thiago Padilha e treinados pela equipe da Federação Gaúcha de Kung Fu.
Dependendo dos resultados, os atletas podem classificar para campeonato Sul-americano no ano que vem representando o Brasil.
Os atletas hoje não disponibilizam de nenhum tipo de apoio financeiro através de patrocínios. Por conta disso a Federação Gaúcha e a Escola Mantis estão abertas para qualquer tipo de ajuda que possa auxiliar com custos de viagem, uniformes de treinos, entre outros.
A Academia de Kung Fu Mantis é a única representante de Kung fu tradicional estilo Louva-a-Deus no município. Este estilo foi introduzido no Brasil no ano de 1977 pelo mestre Hon Shui Li quando veio da China para morar no Brasil.
Para quem quiser acompanhar as disputas, o campeonato será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da CBKW Oficial.