Bombeiros

Até 42 metros de altura: Caminhão com escada mecânica é novidade na frota do Corpo de Bombeiros de Caxias

Veículo especial passou por testes de desempenho e capacitação de pilotos na tarde desta sexta (19), no Centro Tecnológico Randon (CTR)

Até 42 metros de altura: Caminhão com escada mecânica é novidade na frota do Corpo de Bombeiros de Caxias
Fotos: Luca Roth/Grupo RSCOM

O Corpo de Bombeiros Militar realizou testes de desempenho de frota e capacitação de pilotos abertos a imprensa no Centro Tecnológico Randon (CTR), na Linha Palmeiro, em Farroupilha, na tarde desta sexta-feira (19), para apresentar uma novidade: o novo caminhão auto escada mecânica, produzido pela empresa alemã Magirus.

Idealizado para resgates verticais, o veículo pode chegar a uma altura de 42 metros, o que equivale a um edifício de 14 andares. Além da maior cidade da Serra Gaúcha, a unidade também atenderá ocorrências, quando acionada, nos 47 municípios de abrangência do 5° Batalhão de Bombeiros Militar.

O auto escada, como é chamado, pesa 16,7 toneladas, e conta com uma cesta que suporta até 5 pessoas (450kg). Somado ao caminhão auto bomba tanque, que é utilizado contra incêndios, os veículos são os mais avançados em tecnologia atualmente, segundo a corporação. Eles podem, inclusive, trabalhar em dupla, quando for o caso de um sinistro com fogo em grandes alturas.

“Operacionalmente, ela permite o combate ao incêndio em uma edificação vertical de uma forma muito mais efetiva, à medida que eu posso combater o incêndio a partir do ponto do foco do incêndio, seja no sétimo, oitavo, ou décimo andar”, explicou o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, major Lúcio Junes Lemes da Silva.

O comandante ainda salientou que a viatura tem capacidade para realizar salvamentos em declives.

“A gente pode, neste Centro, treinar vários ambientes e pistas, com diferentes terrenos, rampas, aclividades, que a gente sabe que existe na região serrana. Só que seria inviável treinar na questão urbana. Então aqui a gente consegue treinar vários cenários”, complementou o major.

O custo do caminhão foi de, aproximadamente, R$ 8,5 milhões. Ele foi adquirido em dezembro de 2022, pelo governo do Estado, por meio do programa Avançar na Segurança. Nesta oportunidade, também foi entregue um auto escada mecânica que chega a até 55 metros, atuante na guarnição do 1° Batalhão de Bombeiros Militar, em Porto Alegre. Os dois veículos deste modelo são os únicos em todo o Rio Grande do Sul.

Capacitação

De acordo com o gerente do Centro Tecnológico Randon (CTR), Joel Ciapparini, é possível simular as estradas brasileiras no complexo, com manobras de alta velocidade em pistas acidentadas, com buracos, pedras, paralelepípedos invertidos, rampas, entre outros obstáculos.

Os pilotos e operadores da nova viatura com escada mecânica passarão por capacitações no CTR.

“Por exemplo: o veículo rodando, fazendo uma curva, com a escada levantada. O veículo rodando em uma situação de subida, com diferentes graus de inclinação. E aí a nossa equipe do Centro Tecnológico vai estar passando todo esse conhecimento de como é o comportamento do limite [do veículo] e como saber quando está chegando ao limite”, exemplificou Ciapparini.

O Centro, inaugurado em 2010, possui 15 quilômetros de estradas, em um espaço total de 92 hectares, e é utilizado por diversas empresas desenvolvedoras de frotas e novas tecnologias do ramo.