Comportamento

Assembleia Legislativa aprova a criação de Comissão especial para tratar da regulação de leitos e serviços de saúde no RS

Assembleia Legislativa aprova a criação de Comissão especial para tratar da regulação de leitos e serviços de saúde no RS

A proposição da Deputada Fran Somensi (Republicanos), que cria uma Comissão Especial para os cuidados com o número de leitos e outras proviências com a saúde pública, contou com a assinatura de outros 36 parlamentares e foi aprovada por unanimidade no plenário nesta semana.

De acordo com Fran, o objetivo deste trabalho é fazer um diagnóstico completo e detalhado sobre os serviços de saúde no Estado, que vão desde as consultas, realização de procedimentos, cirurgias eletivas até a regulação de leitos, a fim de apontar as soluções necessárias para resolver as filas de espera seja por serviços ou leitos hospitalares. Esse estudo poderá resultar em sugestões ao governo ou projetos de lei do próprio Legislativo.

“Nós recebemos todos os dias telefonemas de pessoas desesperadas precisando de ajuda, na busca de leito de UTI ou de leitos Clínicos, ou até mesmo de cirurgias de urgência. Essa demora para se conseguir um leito ou procedimento tem levado muitos pacientes a piora do quadro clínico ou mesmo a óbito, o que é inadmissível”, relata a parlamentar.

A deputada destaca ainda, que a comissão terá papel fundamental na análise dos sistemas de gestão do sistema de saúde Estadual.

“Nesses três anos de mandato nós visitamos mais de 50 hospitais e atendemos centenas de demandas de saúde e percebemos muitas divergências ou falta de comunicação entre os sistemas dos hospitais e os sistemas de gestão do Estado. Nós precisamos analisar e resolver isso, urgente. Afinal, esses serviços são financiados com dinheiro público e é nosso dever fiscalizar e promover um atendimento digno à nossa população”, defende.

Segundo o texto do requerimento, outra questão que merece aprofundamento no debate é a distância entre o usuário do SUS e seu tratamento onde, em muitos casos, ocorrem em regiões diversas da residência do paciente.

“Nós precisamos encontrar alternativas para descentralizar alguns serviços de saúde e aproximá-los da população. Hoje nós temos grandes centros sobrecarregados de serviços e procedimentos, gerando longas filas de espera, o que também prejudica o atendimento adequado aos pacientes”.

A Comissão especial terá o prazo de 10 dias para instalação, e irá tratar deste tema ainda no primeiro semestre de 2022, inicialmente, com 12 membros titulares que terão a missão de detalhar a realidade das demandas existentes, alertando para os riscos desta situação e buscando os melhores encaminhamentos.

“Nosso intuito é reunir os agentes e gestores de saúde do Estado, a sociedade civil organizada, os gestores hospitalares e os prestadores de serviço em saúde, para aprofundarmos o conhecimento técnico, debatermos o tema e juntos, encontrarmos as devidas soluções”, finaliza.

A Deputada concedeu entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha, onde comentou sobre a criação da Comissão Especial.

Confira: