O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) deixou claro, na posse da sua equipe no dia 1°, que a zeladoria será tão prioridade quanto saúde, educação e segurança em Caxias do Sul neste novo governo: “Fomos muito cobrados, então é onde precisamos ter um cuidado muito grande”, alertou. Esta é a responsabilidade incumbida ao primeiro titular da recém-criada Secretaria Municipal de Gestão Urbana, Rodrigo Weber (PSB), 39 anos.
Eleito com 3.213 votos para a Câmara, em sua estreia nas disputas por cargos eletivos, Weber se licenciou da vereança para integrar a equipe do Executivo. O foco, neste início de gestão, é a estruturação da pasta, a partir da convocação de servidores e a unificação dos serviços de zeladoria sob um mesmo guarda-chuva.
Entre os eixos que estarão agrupados na Secretaria de Gestão Urbana, Weber cita as podas e a manutenção de praças e parques — que estavam distribuídos entre Meio Ambiente, Esporte e Lazer e Codeca —; e a reposição de paralelepípedos, de calçadas públicas e de asfalto — antes, sob Obras e Serviços Públicos.
O intuito é proporcionar “resultado imediato”, com empenho no aspecto visual.
“Nosso projeto é fazer com que o aspecto visual da cidade melhore e as pessoas se sintam felizes em uma cidade limpa, bem pintada, arborizada, com bom paisagismo. O aspecto visual conta muito. Nosso projeto é fazer com que esses serviços funcionem”, propõe ele, que prevê a realização de mutirões na cidade.
Antecipa que não haverá conflito entre o trabalho da Gestão Urbana e da Codeca, que é a responsável pela limpeza pública atualmente. Isso porque, explica Weber, a companhia presta os serviços previstos em contratos com as secretarias. Ou seja, esses contratos serão alocados no setor comandado por Weber.
“Por exemplo, se fizéssemos uma manutenção no Parque dos Macaquinhos: um dia a Codeca fazia uma roçada e limpeza geral; depois de 15 dias, a Secretaria de Obras recolocava o passeio público. O intuito é que esses serviços não sejam mais espaçados, que não deixem mais a desejar. Toda vez que fizermos uma ação, ela seja conjunta, para que seja apresentada a população e cause o impacto de serviço bem feito, de cidade limpa”, explica o chefe da Gestão Urbana.
Há 12 anos no serviço público, Weber acredita que sua experiência como comunitarista contribuirá para o diálogo com as comunidades no recebimento de demandas e na verificação de problemas “in loco”. Promete colocar na agenda da secretaria dias específicos para atender ao público em geral.
Pai e comunitarista
Rodrigo Weber nasceu e foi criado no bairro Planalto, em Caxias. Faz aniversário no dia 26 de março. É pai do menino Arthur, de 5 anos. Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), trabalhou na gestão de equipes na Marcopolo. Além de vereador licenciado e secretário de Gestão Urbana, é presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Planalto II.
Fora da vida pública, conta que prioriza estar com a família e amigos. Além disso, gosta de jogar futebol sete. Torce para o Grêmio.
Ingressou na política em junho de 2012, aos 27 anos, com o convite do ex-vereador Edi Carlos (PSB) para assumir o cargo do Orçamento Comunitário, no governo municipal de José Ivo Sartori (MDB). Naquela ocasião, Weber se filiou ao PSB e permanece até hoje.
Desempenhou a função de assessor parlamentar do padrinho político, Edi Carlos, na Câmara. Conduziu a Direção-Geral da Câmara de Vereadores nos anos de 2016, 2018 e 2023. Atuou, entre 2021 e junho de 2024, nas secretarias de Urbanismo e de Obras do governo Adiló Didomenico (PSDB).
Concorreu pela primeira vez nas Eleições do ano passado, garantindo uma vaga na Câmara.