Arquitetos voluntários do IAB Núcleo Vinhedos auxiliam na reconstrução de cidades atingidas por enchentes

Iniciativa, que iniciou em Santa Tereza, busca promover equidade e cidadania por meio de ações de arquitetura e urbanismo

Publicado por
16:30 - 26/09/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: IAB NÚCLEO VINHEDOS/ REDES SOCIAIS)

No dia 20 de setembro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB Núcleo Vinhedos, por meio de um grupo de arquitetos e arquitetas voluntárias, lideradas por Patrícia Pasini, presidente do IAB Núcleo Vinhedos, e Karina Guidolin, vice-presidente, realizou uma ação emergencial de projetos de marcenaria em Santa Tereza. O objetivo da iniciativa é de promover a recuperação do comércio local, severamente afetado pela enchente histórica ocorrida no início do mês de setembro.

A ação foi realizada em colaboração com a prefeitura de Santa Tereza, sob a coordenação da prefeita Gisele Caumo, e teve como base os princípios do IAB, que visa promover ações pautadas na equidade, cidadania e respeito ao meio ambiente. Patrícia Pasini, arquiteta e urbanista de Garibaldi, destacou a importância do IAB no contexto nacional e sua atuação voltada para políticas de habitação, saneamento, ordenamento territorial e preservação do patrimônio cultural.

“Nós, enquanto o núcleo Vinhedos, composto por arquitetas e arquitetos, entendemos a importância da representatividade de classe enquanto grupo. Atualmente, ocupamos cadeiras nos conselhos do município de Bento Gonçalves, onde levamos posicionamentos técnicos acerca dos processos discutidos.  Através do IAB, mais de 80 profissionais se uniram para auxiliar de maneira profissional e cuidadosa nas demandas apresentadas pelas prefeituras das cidades atingidas. Ela destaca que a atuação precisa ser criteriosa, dada a responsabilidade técnica inerente à profissão”, afirmou a arquiteta.

Patrícia destacou a complexidade das demandas enfrentadas pelos profissionais de arquitetura e urbanismo na região. Alguns casos requerem intervenções simples e rápidas, enquanto outros demandam análises profundas e criteriosas, como as reconstruções e o planejamento urbano para as cidades afetadas. No momento, o núcleo Vinhedos está focando sua atuação em Santa Tereza, com projetos de marcenaria para estabelecimentos comerciais, visando a recuperação econômica da cidade.

“As cidades atingidas, possuem inúmeras demandas. Há demandas mais simples, no sentido em que podemos atuar de maneira mais pontual e mais rápida, e outras que demandam uma análise mais profunda e criteriosa sobre o ocorrido, que é o caso das reconstruções e do planejamento urbano para estes municípios. O nosso núcleo, inicialmente, ele está atuando na cidade de Santa Tereza, e nós estamos com uma ação de projetos de mercenaria para diversos estabelecimentos comerciais, para que eles possam retomar suas atividades”.

(Foto: Reprodução/ IAB Núcleo Vinhedos/ Redes Sociais)
(Foto: Reprodução/ IAB Núcleo Vinhedos/ Redes Sociais)
(Foto: Reprodução/ IAB Núcleo Vinhedos/ Redes Sociais)
(Foto: Reprodução/ IAB Núcleo Vinhedos/ Redes Sociais)
(Foto: Reprodução/ IAB Núcleo Vinhedos/ Redes Sociais)
(Foto: Reprodução/ IAB Núcleo Vinhedos/ Redes Sociais)
(Foto: IAB NÚCLEO VINHEDOS/ REDES SOCIAIS)

Santa Tereza, em particular, enfrenta desafios significativos devido ao seu status de patrimônio histórico nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2012.  Desta forma, além das ações emergenciais, o IAB busca estabelecer parcerias com instituições como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para garantir recursos e profissionais qualificados na reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes e na preservação do patrimônio cultural das cidades atingidas.

Neste último final de semana, o Núcleo Vinhedos, representado por Patrícia Pasini, esteve no município de Santa Tereza para entregar doações de materiais de construção destinados a atender demandas de reformas. A iniciativa contou com o apoio de diversas empresas que responderam ao chamado solidário, bem como de clientes e amigos que colaboraram ativamente. Interessados em colaborar ou saber mais informações, podem acessar @iabnucleovinhedos.

Saiba mais
Psicólogos Voluntários da Serra Gaúcha auxiliam famílias afetadas pelas cheias no Vale do Taquari

 

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp