Comportamento

Aprovada concessão de uniformes escolares para a rede municipal de ensino em Caxias do Sul

Em investimento de R$ 9,1 milhões, os kits contemplarão todos os alunos de 83 escolas

Foto: Letícia Kreling/divulgação
Foto: Letícia Kreling/divulgação

Foi aprovado em sessão ordinária nesta terça-feira (21) o projeto de lei que busca conceder 42 mil uniformes escolares para os alunos das escolas municipais de Caxias do Sul. O kit uniforme será composto por, pelo menos, camiseta manga longa/curta, calça e jaqueta, bermuda ou saia, além de um par de meias e outro de tênis.

De acordo com a secretária da Educação do município, Sandra Negrini, todos os alunos das 83 escolas municipais irão receber o uniforme, sem restrições.

“O kit vai começar a ser entregue ainda neste ano. Principalmente os itens que são para o frio, a jaqueta mais grossa e a calça mais grossa, serão entregues só no ano que vem pra que o estudante tenha este material a sua disposição, essa vestimenta a sua disposição, na época do inverno”, explica.

Será realizado um investimento de R$ 9,1 milhões, com recursos da União, por meio do programa Salário Educação. Para se tornar lei, a medida passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.

“Esse movimento que o Governo Municipal fez este ano foi principalmente em função da pandemia, devido a análise que se fez das comunidades, a gente verificou a necessidade de uma grande maioria das crianças em ter vestimentas adequadas, principalmente no momento de frio, no qual as escolas tinham que ficar com janelas e portas abertas em função da ventilação”, ressalta Negrini.

Em 1º de setembro, quando esteve no Legislativo caxiense, para apresentar a matéria aos vereadores, a secretária municipal da Educação explicou que os uniformes terão o brasão do município e a inscrição da Prefeitura. Adiantou que será organizada uma sistemática para que, nos próximos anos, estudantes repassem o próprio kit a colegas de faixa etária menor. Previu que, conforme a aprovação na Câmara e a sanção da lei pelo prefeito, os uniformes chegassem às escolas, durante o próximo mês de outubro. A Prefeitura já propôs mensagem retificativa para adequações técnicas, no projeto. A alteração também foi aprovada nesta terça-feira.