Comportamento

Após reclamação de moradores, Ecofar diz que contêiner em manutenção deve ser reposto em 10 dias

Empresa afirma que após a reposição das unidades, outras serão levadas para conserto

Foto: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Foto: Gunther Scholer/Grupo RSCOM

Moradores e comerciantes da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, em Farroupilha, reclamam da falta do contêiner de lixo orgânico na esquina com a Rua da Independência. Há cerca de 40 dias, apenas a lixeira para resíduos seletivos está disponível no local, gerando acúmulos constantes. Além disso, o contêiner amarelo também está danificado.

De acordo com o Diretor da Ecofar, Paulo de Castro, a cidade tem, atualmente, cerca de 580 contêineres de lixo espalhados pelo território, com 31 unidades em manutenção.

“A coleta, às vezes, é 3 de semana, ou é dia sim, dia não, então às vezes a gente não consegue passar diariamente nos contêineres, então o contribuinte que ligar para a Ecofar solicitando uma manutenção, ajuda porque aí se torna mais rápida essa manutenção” afirmou.

Castro revela ainda que as unidades em reparo devem ser colocadas de volta em 10 dias e outros contêineres serão destinados a manutenção. Anualmente, o município tem de substituir uma média de 40 contêineres que são depredados por atos de vandalismo.

Para a Ecofar realocar um contêiner de um local menos utilizado para um cuja necessidade é maior, é necessária uma aprovação da secretaria municipal de Meio Ambiente.

“A Ecofar não pode fazer essa realocação só, com o aval da secretaria do Meio Ambiente, então primeiro o contribuinte tem que entrar em contato com a pasta solicitar, e aí então eles vão verificar a possibilidade e nos passar as informações de realocação” destacou.

O serviço de reparo dos contendores leva cerca de 30 dias, porém, com a pandemia do Covid-19, o tempo para o conserto tem sido maior.

Foto: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Foto: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
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