Basquete

Após duas prorrogações, Caxias Basquete derrota Cerrado fora de casa

Time da Serra, em 12° na tabela, permanece na Capital Federal para enfrentar, no sábado (11), às 16h, o Brasília

Após duas prorrogações, Caxias Basquete derrota Cerrado fora de casa Após duas prorrogações, Caxias Basquete derrota Cerrado fora de casa Após duas prorrogações, Caxias Basquete derrota Cerrado fora de casa Após duas prorrogações, Caxias Basquete derrota Cerrado fora de casa
Após duas prorrogações, Caxias Basquete derrota Cerrado fora de casa
Foto: Pedro Henrique dos Santos/divulgação

No primeiro embate fora de casa, o Caxias do Sul Basquete venceu por 83 a 77 o Cerrado. A partida, disputada na noite desta quinta-feira (9), em Brasília (DF), se desenrolava para uma vitória dos donos da casa, mas a equipe comandada por Rodrigo Barbosa empatou o jogo nos segundo finais, e levou para o tempo extra. Com cestas de três de Sena e de Dawkins, o Caxias consagrou a vitória na segunda prorrogação.

Agora, o gambá é 12ª colocado no Novo Basquete Brasil (NBB), com 50% de aproveitamento. São 4 jogos, 2 vitórias e 2 derrotas. Para o próximo compromisso, o time da Serra permanece na Capital Federal para enfrentar, no sábado (11), às 16h, o Brasília, na Arena BRB.

A partida

No primeiro ataque do jogo, Wesley Mogi acertou uma bola de três pontos e abriu o placar. O jogo começou equilibrado e empatado, mas com o Cerrado superior. O Caxias foi melhorando e diminuindo a diferença, até que, no último segundo do quarto, empatou o jogo. Fim do primeiro quarto: 19 a 19.

O segundo quarto foi ruim para a equipe caxiense, com erros de ataque. O gambá chegou a deixar a diferença em quatro pontos, mas o Cerrado manteve o bom ataque e abriu novamente, obrigando o técnico Rodrigo Barbosa a pedir tempo. Ao final do quarto, o time da casa abriu 10 pontos, mas Kenny Dawkins descontou, com uma bola de três. Fim do segundo quarto: 36 a 29.

Na volta do intervalo, o Caxias do Sul Basquete voltou com outro ânimo, melhorou a defesa e com 4 minutos, não deixou o Cerrado pontuar. Mesmo sem os adversários pontuarem, o time da Serra não conseguiu diminuir a diferença pela quantidade de erros no ataque.

O Caxias chegou a deixar a diferença em 3 pontos, mas o rival melhorou seu ataque e abriu novamente oito pontos. Faltando 40 segundos para acabar o período, o Caxias deixou a diferença em dois pontos, mas o Cerrado abriu novamente a vantagem. Fim do terceiro quarto: 50 a 44.

O último quarto começou com uma boa sequência ofensiva do Cerrado, que abriu nove pontos de vantagem. O técnico Rodrigo Barbosa parou o jogo. Após a pausa, o Caxias chegou a encostar no placar, mas viu os donos da casa passarem a frente e voltarem a 10 pontos no placar.

Com 11 segundos para o fim de jogo, o Caxias, com menos erros, empatou o jogo deixando o Cerrado com 3 segundos e a posse de bola. Os donos da casa não conseguiram pontuar e a partida foi para prorrogação. Fim do quarto quarto: 65 a 65.

Emoção até o final

A prorrogação começou com Wesley Sena marcando dois pontos. O Caxias chegou a abrir três pontos de vantagem, mas o Cerrado passou a frente. O equilíbrio foi tão grande que o tempo extra também acabou empatado, 72 a 72.
No último período o gambá melhorou, usou o cansaço dos adversários e pela primeira vez no jogo abriu seis pontos de vantagem. E assim foi até o final: 83 a 77.

Destaque para três duplo-duplos, mais de 10 pontos em dois quesitos diferentes das estatísticas principais do basquete:  Wesley Sena, o cestinha da partida, com 22 pontos, 11 rebotes e 11 assistências. Diego com 15 pontos e 10 rebotes e Kenny Dawkins com 11 pontos e 11 assistências.