Na manhã desta terça-feira (22), a prefeitura de Bento Gonçalves, através do Diário Oficial, via Decreto nº 11307/2022, confirmou a exoneração do secretário de Meio Ambiente. Claudiomiro Dias deixa a gestão municipal após diversas polêmicas envolvendo a pasta surgirem nas últimas semanas. A possibilidade de sua saída já era especulada desde que o caso do desaparecimento de nove gatos foi exposto no Portal Leouve.
O desligamento de Claudiomiro Dias é feito como um posicionamento, principalmente, ao caso dos animais. Porém, onde estão os felinos ainda é a questão sem uma resposta.
Outra questão que gerou grande desgaste para Dias foi em relação ao desmatamento que foi flagrado no último dia 17 de fevereiro. Na ocasião, a Patrulha Ambiental do 3ºBPAT foi acionada até o terreno às margens da BR-470, em Bento Gonçalves. O local, próximo também ao bairro Santa Rita, foi palco de destruição de área verde, inclusive de árvores nativas. Toda ação aconteceu ao longo de três meses e sem qualquer tipo de autorização ambiental. Ao todo, calcula-se que uma área de 26 mil metros quadrados tenha sido devastada por uma empresa que, supostamente, construiria loteamentos industriais no local.
Conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura, quem assume a pasta é o próprio prefeito Diogo Siqueira e seu vice, Amarildo Lucatelli. Confira abaixo o que disse a gestão municipal.
“A partir desta terça-feira (22) o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, assume o comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. E o vice-prefeito Amarildo Lucatelli vai assumir a área de serviços de rua e limpeza urbana. O chefe do executivo passa ocupar a pasta até então administrada por Claudiomiro Dias, que teve seu desligamento da pasta na manhã de hoje.
A medida, além de uma demonstração da importância da área e da proteção dos direitos animais para a gestão municipal, garante total transparência para as apurações que estão em curso.”