
Inaugurado no final de 2023, o Apeme Colab Centro de Inovação consolidou, em dois anos de funcionamento, um espaço ativo no ecossistema de inovação de Garibaldi. A estimativa é de que mais de mil pessoas tenham sido impactadas por atividades, projetos e ações desenvolvidas no período.
Dados da Apeme indicam que 654 pessoas participaram de eventos abertos ao público, além de encontros voltados ao público interno. O balanço inclui ainda duas visitas técnicas, participação em duas missões empresariais e a formalização de acordos de cooperação técnica com nove instituições e entidades.
Para a diretora executiva da Apeme, Caroline Vieira dos Santos Serejo, os números refletem uma demanda existente no município.
“São dados que mostram que Garibaldi estava pronta para receber um Centro de Inovação e que havia a necessidade de avançar nessa área. O retorno positivo levou, inclusive, à criação da categoria Apeme Pró, voltada a associados com foco em inovação”, afirmou.
Atualmente, o Apeme Colab abriga 13 negócios, entre empresas residentes, participantes, usuárias de coworking e endereços fiscais. O espaço conta ainda com duas empresas âncora, a Cooperativa Vinícola Garibaldi e o Sicredi Serrana, além da parceria com o Município de Garibaldi, por meio da Secretaria de Inovação e Empreendedorismo.
No final de 2025, foram concluídas as intervenções estruturais no local, com a entrega de três colmeias, cabines destinadas a videoconferências e atendimentos reservados, e de três laboratórios instalados no mezanino. Os labs são salas privativas que podem ser ocupadas por empresas que não possuem sede própria, mediante contrato de locação.
Segundo a gestora do Apeme Colab, Aline Agatti, o período foi marcado por intensa participação em ações locais e estaduais.
“Foram dois anos com envolvimento no Borbulhas Ecossistema de Inovação de Garibaldi e presença em eventos como South Summit, Gramado Summit, Serra Summit, Mercopar e Fórum IEL de Inovação. Também realizamos quatro edições do Projeto FISUL Comunidade, no qual estudantes analisam cases de empresas associadas e propõem melhorias”, destacou.
O Centro de Inovação já realizou 23 eventos, incluindo 11 edições do “Colab mais ideias”, três do “Colab mais cases” e duas do “Colab mais Visita técnica”. O Projeto FISUL Comunidade contou com quatro edições e a participação de 14 empresas. O Colab mantém parcerias com Sebrae, Instituto Hélice, FISUL, Senai, Conexo, UCS, IFRS Bento, Inova Bento e Inova RS.
O quinto edital de Incubação do Apeme Colab Centro de Inovação deve ser lançado ainda no primeiro trimestre. As informações estarão disponíveis no site da Apeme.