Ao menos uma pessoa morreu após o desabamento de um prédio na cidade de Paulista, na região metropolitana da capital Recife. O desabamento aconteceu por volta das 6h35min desta sexta-feira (7), mesmo horário em que os bombeiros foram acionados. O Corpo de Bombeiros de Pernambuco confirmou a morte de uma pessoa, um homem de 45 anos, que foi encontrado sem vida.
Leia mais
Além da vítima fatal, os bombeiros informaram que duas pessoas foram resgatadas com vida dos escombros. A primeira foi uma mulher de 65 anos, que foi encaminhada pelos bombeiros para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista. A segunda resgatada é uma adolescente de 15 anos, que foi encaminhada pelo SAMU para o Hospital da Restauração, na cidade de Recife.
Os bombeiros também confirmaram que existem vítimas soterradas, mas ainda informaram quantas pessoas estão nos escombros do prédio. Segundo a corporação, equipes da Defesa Civil da cidade, da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco estão no local auxiliando os bombeiros, que seguem na busca para localizar as demais vítimas.
O prédio fica localizado no bairro do Janga e tem 38 anos. A estrutura tinha rachaduras em diversas unidades. O bloco que desabou era o D7, que faz parte do Conjunto Beira Mar, um complexo de moradias populares com 1.711 unidades distribuídas em 29 blocos. O bloco já havia sido condenado pela Defesa Civil e as famílias haviam sido retiradas do local em 2013. Segundo testemunhas, crianças estavam no local na hora do desabamento.
Em seu perfil no Twitter, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) disse que está acompanhando o resgate das vítimas e garantiu que seu governo está prestando o suporte necessário.
“É com muita tristeza que estamos acompanhando desde cedo o resgate das vítimas do desabamento no Janga. Pelo menos três pessoas já foram retiradas com vida e nossas equipes seguem com as buscas. O governo de Pernambuco dará todo suporte necessário!”, escreveu.
*Com informações de Jovem Pan
🚨DESABAMENTO: o momento exato onde prédio no bairro do Janga em Paulista acaba de desabar! O prédio fazia parte de um conjunto de prédio já condenados mas que eram ocupados por pessoas sem teto. Chove muito na região metropolitana do Recife.
— Will Lins (@will_lins) July 7, 2023