Comportamento

Amigos de Nova Roma realizam campanha para reconstruir a ponte

O projeto de reconstrução da ponte é de aproximadamente R$ 6 milhões

Amigos de Nova Roma realizam campanha para reconstruir a ponte
Amigos de Nova Roma realizam campanha para reconstruir a ponte

Associação “Amigos de Nova Roma do Sul” tem o objetivo reconstruir a ponte destruída pelas águas das chuvas, no dia 4 de setembro. A travessia possibilitava o acesso a Farroupilha. O movimento envolve empresários e comunidade em geral. Para reconstruir a ponte uma campanha está ocorrendo: “Nova Roma do Sul vai reconstruir sua ponte e eu vou ajudar!” O Grupo RSCOM é parceiro desta  causa, divulgando as ações em suas emissoras e demais mídias.

Conforme o presidente da associação, Tranquilo Tessaro, a expectativa é começar a obra entre o final de novembro e o começo de dezembro, sendo que todas as etapas técnicas serão respeitadas.  Segundo ele, as primeiras peças de aço devem ser entregues em Nova Roma no começo do mês de novembro. Tessaro afirmou que a meta é conseguir R$ 6 milhões, sendo que 20% desse valor já está garantido.

O projeto prevê a reconstrução da ponte, ainda que em caráter provisório, no mesmo local da que caiu devido a força das águas da enchente do Rio das Antas no inicio de setembro.  Conforme o cronograma, a inauguração da ponte está prevista para o dia 31 de janeira de 2024. Além de passar pelo mesmo trajeto da ponte de ferro, a obra privada vai reproduzir o estilo da antiga construção, datada de 1930.

A intenção da associação é que a obra se torne um ponto turístico no futuro. Sendo que o Estado prometeu construir uma ponte definitiva. Até lá, a ponte provisório deve atender a uma necessidade importante do município: o escoamento da safra da uva, a partir do fim de janeiro.

Como ajudar?

Quem quiser colaborar pode participar de ações que ocorrem em Nova Roma do Sul ou através da doação via Pix, com a chave CNPJ (52360959000131). Para acompanhar as ações e saber mais sobre a Associação Amigos de Nova Roma criou um site, acesse aqui

 

Para facilitar a busca por recursos, o grupo comunitário elegeu representantes e oficializou a entidade

Na função de tesoureiro da entidade, Heleno Pasuch, que também é empresário na cidade, destaca a importante e o apoio da imprensa nessa mobilização. “Nós criamos a associação. A mobilização já começou desde o dia que a ponte caiu. Foi um choque muito grande. Ninguém esperava que a ponte fosse cair. Nosso hospital de referência é o São Carlos em Farroupilha. Uma viagem de 40 minutos vai para quase duas horas”, disse Pasuch. Outro ponto que preocupa os moradores é a dificuldade de escoamento da produção de uva, entrada de ração e saída de animais.

Confira a entrevista com o presidente da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, tranquilo Tessaro

RELEMBRE O CASO

A estrutura da Ponte de Ferro de Nova Roma do Sul tinha 120 metros de comprimento dividida em duas partes. Sendo que em condições normais ficava cerca de 22 metros de altura do nível da água. Porém, no dia 4 de setembro não resistiu a força das águas do Rio das Antas. Ela havia sido construída em 1930 durante o governo de Getúlio Vargas.

A Ponte de Ferro era a principal ligação entre Nova Roma e Farroupilha pela ERS-448. E através dela passava mais de 90% da economia do município de pouco mais de 3.400 habitantes. O cenário de desilusão nos últimos dias foi evidente, e a busca por apoio para sua reconstrução foi quase imediata.

Logo após a notícia, a comunidade local criou a Associação de Amigos de Nova Roma para a arrecadação de fundos para essa obra. Juntos, Nova Roma do Sul e Farroupilha uniram forças para promover uma campanha conjunta de arrecadação de fundos através de uma rifa, além da doação via Pix – CNPJ 52.360.959/0001-31, com o intuito de financiar a construção da nova ponte.

A associação é liderada pela sociedade civil, empresários, agricultores e residentes de Nova Roma do Sul, e conta também com o apoio da sociedade civil de Farroupilha, bem como dos moradores desta cidade.