A 12ª edição do Festival do Moscatel teve seu pontapé inicial na agradável noite deste sábado (30), em Farroupilha. Com o tema “Moscatel e Alegria”, a edição 2025 ocorre no Centro de Eventos Mario Bianchi, os pavilhões do Parque Cinquentenário. O público compareceu em bom número no primeiro dia da atração.
O evento vai continuar em todos os sábados de setembro (dias 06, 13, 20 e 27). A festa reúne os renomados vinhos moscateis da região, gastronomia típica, shows e atrações culturais, consolidando-se como um dos principais eventos enoturísticos do Rio Grande do Sul.
Conforme a presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Natália Sanches Taffarel, a importância do Festival do Moscatel para Farroupilha vai muito além da promoção do vinho.
“O evento impulsiona a economia local ao atrair turistas e movimentar toda a cadeia turística na cidade, ao mesmo tempo em que valoriza nossa identidade como Capital Nacional do Moscatel e como detentora da IP Farroupilha. É uma oportunidade única de celebrar a união entre tradição e inovação, mostrando ao Brasil o que Farroupilha tem de mais autêntico e especial”, enfatiza a presidente.
Mais do que atrair visitantes, o festival preserva e difunde a identidade vitivinícola farroupilhense, elevando a cidade ao patamar de destino imperdível para os amantes de vinho no Brasil. O município é o maior produtor desse tipo de uvas do país e também a Capital Nacional do Moscatel.
Famoso por seu charme característico e experiências diversificadas, o Festival do Moscatel permite aos convidados provar os melhores vinhos, espumantes e sucos da Serra Gaúcha, harmonizados com a rica culinária típica italiana. A programação inclui ainda música ao vivo e espaços para celebrar a festa dançando.
Grande atração da noite, o cardápio de bebidas contou com: espumante moscatel, vinho moscato, frisante moscatel, espumante brut, vinhos finos, sucos de uva tinto e branco e água.
Vinícolas Participantes:
- Adega Chesini;
- Basso Vinhos e Espumantes (Monte Paschoal);
- Casa Perini;
- Cooperativa Vinícola São João (Castellamare);
- Cave Antiga Vitivinícola;
- Vinhos Cappelletti;
- Vinícola Colombo;
- Vinícola Tonini;
- Cooperativa Vinícola Nova Aliança.