Justiça

Agosto Lilás terá programação especial em Caxias do Sul

Agosto Lilás terá programação especial em Caxias do Sul
Foto: Lucas Fermiano / Prefeitura

A campanha Agosto Lilás foi criada em alusão à sanção da Lei Maria da Penha (lei federal nº 11340/2006), assinada no dia 7 de agosto e que ampara mulheres vítimas de violência.

Aproveíta-se desse mês para que torne-se conhecido os tipos de violência, um combate e enfrentamento dos crimes relacionados ao gênero da mulher e salienta como se procurar ajuda. Um desses locais, é no Centro de Referência a Mulher (CRM), o qual é uma rede que une os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário em prol da causa.

No 3º andar da prefeitura de Caxias do Sul está a Coordenadoria da Mulher. Um espaço com psicológas e outras profissionais preparadas para atender as mulheres que sofrem com algum tipo de violência. De acordo com a titular da Coordenadoria, Sonia Rossetti, as vítimas, mesmo que ainda não tenham registrado um boletim de ocorrência contra o agressor, pode procurar o CRM.

Sonia salienta que não é só as mulheres que sofrem com violência física.

“É qualquer tipo de violência, a violência física é facilmente identificada, a gente sabe quando uma mulher apanhou, mas existem outros tipos de violência e ai entra a psicológica, patrimonial e moral que elas vão se apresentar, nem sempre com uma marca física, ou de fácil visibilidade. A violência psicológica por exemplo ela não aparece como uma marca física, mas a mulher é humilhada, a mulher que tem um serceamento no sentido de não poder sair de casa, de não poder visitar a família, as amigas, a mulher tem seu celular e as redes sociais controladas isso tudo são atitudes consideradas como violência psicológica.”

Ela explica que muitas mulheres acham que essas situações como o controle do celular, ou o agressor buscar  a mulher no trabalho, sem permitir que ela faça um deslocamento sozinha, podem ser formas de cuidado e amor. Contudo, é uma forma de controle e de violência. Por isso, a Coordenadoria da Mulher de Caxias do Sul organizou uma programação especial no Agosto Lilás, para fazer esses alertas e incentivar a denúncia.

Programação do Agosto Lilás

Já ocorreram neste ínicio do mês uma exposição no saguão da prefeitura e uma palestra na Câmara de Vereadores. Estão programados ainda no dia 22 de agosto uma live pelas redes sociais das vereadoras de Caxias do Sul, debatendo junto com uma convidada sobre a violência na política. Dia 31 de agosto no plenário da Câmara haverá uma exibição de um documentário seguido de debate. Ainda, ao longo do mês acontecem palestras para grupos fechados da instituição.

Ultrapassando o mês de agosto, já que o assunto é algo relevante o tempo todo. A Coordenadoria da Mulher, junto com outros parceiros irá realizar três conferências abertas ao público. Elas ocorrem nos dias 29 de agosto; 25 de outubro e 6 de dezembro. A programação completa pode ser conferida na Coordenadoria pelo telefone (54) 3218.6026.

Onde denúnciar a violência – Agosto Lilás

A mulher que estiver sofrendo violência, de qualquer forma, ou ainda um familiar que visualize essa situação, pode denúnciar através da polícia, pelo 190 na Brigada Militar, pelo site da Delegacia Online. Ainda, na Delegacia da mulher pelo telefone (54) 3220-9280, ou no Centro de Referencia a Mulher (CRM) pelos telefones (54) 9.8403-4144 e (54) 3218-6112.