Um divisor de águas em uma história de quase 80 anos. Assim está sendo considerado o sistema de balizamento noturno do Aeroclube de Garibaldi, que entrou em operação nesta sexta-feira (12). O evento de inauguração contou com a presença de autoridades, de empresários que auxiliaram na doação de valores e de pessoas ligadas ao Aeroclube e da comunidade.
A instalação do sistema foi possível a partir da união do Rotary Clube e do Aeroclube, que, com autorização do Município, investiram recursos e também captaram doações junto a diversas empresas e instituições. “O balizamento noturno foi uma das demandas que percebemos ser bastante importantes para nossa região após os eventos climáticos do mês de maio e a ampla utilização do aeroclube nas operações de recebimento e entrega de donativos essenciais. Através da união de esforços e da sensibilização da nossa comunidade foi possível adquirirmos e instalarmos este importante sistema que fará toda a diferença”, comenta o presidente do Rotary Clube, Luciano Frübel.
Em seu discurso, ele fez uma provocação a outras cidades da região: “Estamos dando o primeiro passo e provocando outras cidades a se mobilizarem e fazerem até melhor que a gente. É algo de valor baixo comparado aos benefícios que trará não só para Garibaldi, mas para toda a Serra Gaúcha”.
O sistema foi instalado na pista, que mede 1.200x30m, cabeceiras, pátio e estacionamento e é essencial para que operações de pousos e decolagens ocorram com segurança e em qualquer horário. O acionamento pode ser feito pelo próprio piloto, através de um aplicativo, ou por agendamento junto ao Aeroclube. Na região, além de Garibaldi, o balizamento noturno está disponível apenas em Caxias do Sul. O investimento total foi de R$ 250 mil.
“Esta entrega representa um importante marco para Garibaldi e região, já que o aeroclube passa a ser um ponto alternativo e efetivo quando em outras regiões o pouso não puder ser feito em função do nevoeiro ou de condições adversas e também pela possibilidade de sermos ponto de fornecimento de combustível, como para aeronaves das forças policiais”, destaca o presidente do Aeroclube, Márcio Foppa Simonaggio.
Durante o evento de entrega do balizamento, ele anunciou que a operação realizada no mês de maio será transformada em um livro a ser lançado em 2025, quando o Aeroclube completa 80 anos, e também que há um forte trabalho sendo desenvolvido para estabelecer uma conexão aérea permanente entre Garibaldi e São Paulo.
O Secretário Municipal de Administração, Eduardo Mombach, representou o município de Garibaldi e expressou gratidão pela obra, além de destacar a importância da união da comunidade na época dos eventos climáticos.
Gratidão e reconhecimento
Dois momentos marcaram a entrega do sistema: o reconhecimento ao piloto Leandro Galdino, que participou da operação do mês de maio e sugeriu a instalação do balizamento como forma de poder ajudar ainda mais pessoas, e o acionamento oficial do balizamento, feito por Iara Rossi, filha de Itaner Rossi, fundador e 1º presidente do Aeroclube.
Entre as empresas e entidades apoiadoras estão: Aeroclube de Garibaldi, Águia Inox, Allcap Matrizes, AVIGA – Associação dos Vinicultores de Garibaldi, Beigrupo, Cooperativa Agrícola Cairú, Cooperativa Santa Clara, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Fabio Bonadiman, Friza Climatização e Acabamento, Frontec, Jomat Pré Moldados, Lazz Interni Móveis, Mangueplast, Metalúrgica Simonaggio, Modelo Vidros, Nutrire Alimentos, Pituchinhus, Rodoenlu Logística e Transporte, Sicredi Serrana, Tramontina e Vinícola Peterlongo.