Um problema recorrente voltou a chamar a atenção de quem precisa trafegar pelas ruas do bairro Industrial, em Farroupilha: os cavalos soltos na rua. Na noite do último sábado (20), um veículo VW Voyage, tripulado por cinco pessoas, não conseguiu desviar de um animal e bateu nele, por volta das 20h, no cruzamento da Rua Veranópolis com a João Fabro Filho.
No acidente, ninguém ficou ferido, apesar do estrago no veículo ter sido de grande monta. O fato fez uma das tripulantes do veículo procurar a reportagem do Portal Leouve para fazer um alerta sobre a situação, já que poderia ter acontecido algo mais grave.
Procurada, a diretora-geral da secretaria de Saúde de Farroupilha, Arlene Schinestzki Lazzari, que é responsável pelo departamento animal, comentou sobre a situação. Ela diz que, se acionado, o poder público faz o recolhimento de animais para um local onde ele possa ter um abrigo correto.
Outra medida tomada pela administração é o regramento de conduta dos proprietários dos animais. Com obrigatoriedade de cadastro, vacinação e cuidados para que as ruas não sejam transformadas em lares para os animais e que situações como a que ocorreu sejam pontuais e não corriqueiras no trecho urbano.
Em caso de acidente, ela diz que existe a possibilidade de o dono ser responsabilizado criminalmente.
“Com toda a certeza. Com quem ocorrer, pode me procurar aqui na secretaria da Saúde. Sempre há alguém para atender o publico, para conversar com a pessoa e ver o tamanho do prejuízo dela e buscar o dono do animal para que ele responda. Claro que pode ocorrer uma fuga do animal, que ele seja bem cuidado, que nunca tenha acontecido isso e que nunca vá ocorrer de novo”, pontua ela.
Arlene também comentou que não houve nenhum pedido de recolhimento de animais nos últimos dias.