Assim como nas últimas seis temporadas, a S.E.R Caxias iniciará 2023 com a mesma meta: garantir o retorno à Série C do Brasileirão. Do mesmo modo, a equipe Grená projeta o título do interior no Gauchão e manter as contas em dia.
Sobre tais projeções para 2023, o presidente do clube, Mario Antonio Werlang, concedeu entrevista exclusiva ao Grupo RSCOM. Ele assumiu o Caxias em 29 de setembro, cerca de um mês após o clube ser eliminado para o América-RN em partida que poderia garantir o acesso à Série C do próximo ano.
Werlang destaca que toda a estrutura de futebol foi readequada para que o clube consiga cumprir com as metas. Inclusive, com a permanência de Paulo César Santos, ex-presidente e que agora ocupará o cargo de vice-presidente de futebol, além da chegada de Marcelo Segurado como Diretor Executivo de Futebol, peças importantes na montagem do elenco grená. O treinador Tiago Carvalho terá o trabalho mantido para 2023 que, segundo o presidente do clube, é uma valorização ao profissional.
“Em 2022 nós tivemos três treinadores, e isso não foi bom para o clube. Isso não é bom para a questão financeira, pois tem que renovar elenco e contratar novos profissionais, e acreditamos no trabalho do Tiago”, destacou o mandatário.
A busca por profissionais, sejam aqueles que trabalharão nos bastidores do clube como os atletas, foi feita de forma rigorosa pela direção do clube, inclusive com contratações de jogadores que acumulam passagens pela Série B e também pela principal divisão, como o caso do volante Marciel campeão brasileiro pelo Corinthians.
“Foi isso que faltou para o nosso elenco este ano [2022], um pouco de experiência no último momento. Nós estávamos com a classificação na mão até quase o final da partida, e faltou um pouco de experiência para segurar o jogo, fazer a malandragem, o que esperamos para esse ano [2023]”, falou.
Já foram anunciados 21 novos jogadores para 2023, são eles: o goleiro Bruno Ferreira; os zagueiros Dirceu, Ricardo Lima, Lucão e Fernando; os laterais Adriel, Yago e Dudu Mandai; os volantes Marciel, Vini Guedes, Pedro Cuiabá e Moacir; os meias David Peninha, Matheus Gotler e Diogo Rosa; além dos atacantes Eron, Jean Dias, Ronald, Marcão, Vinícius Spaniol e Richard Luca. Estes se soma aos goleiros André Lucas e Guilherme Nunes; laterias Marcelo e Jonathan; volante Marlon; além do atacante Bustamente que já estavam no Estádio Centenário em 2022.
Uma reclamação antiga de parte da torcida grená era a falta de identidade de alguns atletas com o Caxias, situação esta que, conforme o presidente, será resolvida para 2023. “Nosso objetivo era trazer jogadores vencedores e comprometidos com o trabalho. Que acreditem que o Caxias em 2024 estará na [Série] C e em 2025 na [Série] B”, falou.
Mario Antonio Werlang ainda falou que a ideia é de que o time jogue “um futebol mais moderno”, o que, segundo ele, se comprova com as contratações feitas para a temporada. Já sobre a situação financeira, disse que, assim como outras equipes do interior, não é “fácil”. Mesmo assim, melhor do que há cinco anos, “era um clube próximo da insolvência, hoje é administrável, que tem suas contas em dia”, finalizou.
O Caxias estreia no Gauchão em 21 de janeiro contra o Grêmio no Estádio Centenário.