Caxias do Sul

Ação leva cor ao muro do Cemitério Público de Caxias do Sul

Atividade de grafitagem do Mosaico da Quebrada ocorrerá neste fim de semana com a participação de pelo menos 40 artistas

Ação leva cor ao muro do Cemitério Público de Caxias do Sul. (Imagem: Mosaico da Quebrada / Divulgação)
Ação leva cor ao muro do Cemitério Público de Caxias do Sul. (Imagem: Mosaico da Quebrada / Divulgação)

O Município de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), é apoiador do Sopa de Letra, ação que terá como tela de pintura o muro do Cemitério Público localizado no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. No sábado e no domingo, dias 29 e 30 de julho, o projeto Mosaico na Quebrada reunirá pelo menos 40 artistas que irão grafitar a área que fica na Rua Vinte de Setembro, entre as ruas Dr. Bozano e José do Patrocínio.

A iniciativa será realizada pelo Instituto SAMbA, pelo Vielas Espaço Cultural e pelo Centro Tradicionalista do Graffiti É o Klan, com financiamento do Fundo Social da Sicredi Pioneira. O apoio da municipalidade, explica o secretário do Meio Ambiente, João Uez, consiste na permissão para utilização do espaço público para que os artistas ampliem a conexão com a cidade. Toda a comunidade está convidada a acompanhar o trabalho da ação em ambos os dias, das 9h às 16h.

A presidente do Instituto SAMbA, arquiteta Jessica De Carli, complementa que a ação também pretende estimular o debate sobre a retirada das “bordas” que delimitam bairros e relações, propondo que se olhe para a cidade como manchas regionais, unindo lugares e conectando moradores. Os artistas do Sopa de Letra serão coordenados pelo arquiteto e artista Fábio Panone Lopes. Eles pintarão uma área de cerca de 80 metros do muro, tendo como inspiração a consciência coletiva.

O evento contará também com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da UBS Cinquentenário, que no sábado oferecerá serviços do programa Consultório na Rua. Das 9h às 16h serão ofertadas vacinas contra a covid-19 e gripe, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, além da distribuição de preservativos. Os atendimentos ocorrerão na frente ao Vielas Espaço Cultural. Também serão aplicadas vacinas bivalentes para pessoas com 18 anos ou mais, 12 anos ou mais com comorbidades, gestantes e puérperas.