Bento Gonçalves

Aberta em Bento a 6ª semana municipal da pessoa com deficiência

Aberta em Bento a 6ª semana municipal da pessoa com deficiência
(Fotos: José Stefenon)

A 6ª Semana da Pessoa com Deficiência em Bento Gonçalves, instituída pela Lei Municipal nº 5.603 de 15 de maio de 2013, abriu sua programação nesta terça-feira (21) com solenidade no Shopping Bento. No local, estarão expostos até o dia 25, ações e trabalhos desenvolvidos por entidades do município ligadas ao tema.

O evento é uma realização do o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudef), Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com deficiência (CAISPEDE), e Associação dos Deficientes de Bento Gonçalves.

O presidente do Comudef, Bruno Garim Soares, agradeceu aos parceiros da iniciativa e salientou a importância da conscientização.  “Hoje, Bento Gonçalves possui mais de cinco mil pessoas com deficiência. Estamos aqui com o objetivo de divulgar nosso trabalho e chamar a atenção de toda a comunidade para essa parcela da população”, destacou.

(Fotos: José Estefanon)

Integrando o evento, nesta quinta-feira (23) em parceria com a Mercur, o Shopping Bento recebe uma exposição de dispositivos que podem ajudar as pessoas com deficiência para que elas possam experimentá-los. Dentre eles, diferentes tipos de andadores, bengalas e muletas, joelheira, atadura elástica, colete, espaldeira e órtese para joelho com dobradiças metálicas.

A secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani, parabenizou os envolvidos e todas as entidades que fazem a diferença. “É muito emocionante ver como o nosso município é desenvolvido, no quesito de promover uma Semana da Pessoa com Deficiência, que é instituída por lei. Com certeza, todos vocês em parcerias com as entidades prestam um trabalho de excelência para que essas pessoas sejam tão inclusas na nossa sociedade”, salientou.

De forma a encerrar a programação, a Rua Coberta abriga, no dia 25, a partir das 13h30min, uma Mateada Comemorativa, que contará com apresentações artísticas, exposição, pipoca e algodão doce. Os interessados devem levar apenas cuia, bomba e térmica, pois a erva-mate e água quente serão distribuídas.