Cidades

Abastecimento de água potável é realizado em sete bairros e nove distritos de Santa Maria

Somente neste ano, já foram entregues mais de 2,5 milhões de litros de água

(Foto: João Alves/PMSM/Divulgação)
(Foto: João Alves/PMSM/Divulgação)

As chuvas registradas nos últimos dias ainda não recuperaram o nível dos mananciais hídricos e, diante disso, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil, mantém o esquema de transporte de água para sete bairros e nos nove distritos localizados no interior do município da região Central do Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil informa que, neste ano, já entregou mais de 2,5 milhões de litros de água potável. A distribuição ocorre diariamente, de segunda a sexta-feira. De 1º de janeiro até a última sexta-feira (18), os caminhões-pipa já entregaram 2.147.070 litros de água para consumo humano, e outros 439 mil litros destinados à dessedentação animal. No total, já são 2.586.070 litros de água distribuídos.

A Defesa Civil contabiliza também 168 pontos de abastecimento de água potável para 223 famílias, o que representa 868 pessoas abastecidas. No último boletim divulgado, eram 168 pontos de abastecimento de água potável para 221 famílias ou 862 pessoas abastecidas.

Na semana passada, foi entregue um reservatório de água, com capacidade de três mil litros, para os indígenas caingangues que residem no distrito de Arroio Grande. Só neste ano, a prefeitura já entregou 48 reservatórios para abastecer famílias em vulnerabilidade social que são afetadas pela estiagem.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural, visando atender as demandas dos produtores rurais que sentem os impactos da falta de chuva, segue com o serviço de limpeza em açudes, reservatórios ou bebedouros e com a construção de novos açudes. São 92 açudes prontos, 213 cadastrados e 128 vistoriados. Os produtores interessados no serviço devem fazer a inscrição junto às subprefeituras dos distritos ou na Secretaria de Desenvolvimento Rural, na avenida Nossa Senhora Medianeira, 141, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. A inscrição consiste no preenchimento de uma ficha cadastral. Após, será realizada uma visita técnica às propriedades inscritas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3921-7264.

Fonte: Correio do Povo