PERFIS DA ADMINISTRAÇÃO

'A minha principal missão é servir ao município e ao cidadão', destaca presidente da Codeca de Caxias do Sul

Com uma perspectiva empresarial de crescimento e melhoria dos serviços, Maria de Lourdes Fagherazzi, 54 anos, segue no comando da empresa caxiense na próxima gestão do governo Adiló

'A minha principal missão é servir ao município e ao cidadão', destaca presidente da Codeca de Caxias do Sul
João Pedro Bressan / Prefeitura de Caxias do Sul

Prosseguir com a eficiência dos serviços da Codeca em Caxias do Sul será a principal missão adotada por Maria Lourdes Fagherazzi ao longo dos próximos quatro anos. Afinal de contas, desde que assumiu o comando da companhia, há dois anos e nove meses, Maria implementou um modelo que salvou a empresa da falência. O balanço positivo nas contas atingido em 2023 – algo que não havia acontecido nos oito anos anteriores – contabilizou mais de R$ 860 mil.

Tal superávit foi obtido mediante uma receita pragmática de gestão baseada em um modelo empresarial, que provocou transformações nas ações de planejamento estratégico implementadas até aquele momento.

“Fizemos justamente uma gestão eficiente, como tem que ser na área da administração, buscando a revisão dos contratos, atualização dos valores e investimentos de R$ 30 milhões que conseguimos fazer nesse ano. Isso ajudou a reduzir os custos operacionais, com investimentos em equipamentos e nos veículos principalmente. É uma série de ações com uma gestão mais técnica e com um olhar mais eficiente e de redução de custos. São ações complementares uma a outra, com o foco sempre voltado à melhoria dos serviços”, destaca Maria.

Entre as principais mudanças colocadas em prática, estão melhorias nos processos internos, investimentos em tecnologia de informação e estabilidade no ambiente de trabalho, entre outras que impactaram fortemente o método de gestão e trouxeram mais bem-estar para os colaboradores.

A posição contrária de Maria à privatização da companhia – algo que estava sendo discutido no período que ela assumiu – foi um discurso constante a fim de valorizar a posição estratégica da companhia em garantir o funcionamento de serviços considerados essenciais para a população.

“A Codeca existe para prestar serviços para o município e quem demanda esses serviços é a população. A minha principal missão é servir ao município e ao cidadão. Se hoje atendemos cerca de 500 mil pessoas e tivermos um índice de 0,5% de ineficiência, mesmo assim esse percentual será muito alto e muita gente será impactada”, destaca a presidente.

A mão firme no comando da empresa foi uma das principais referências para que Maria fosse reconduzida ao cargo pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB). Ao ser novamente nomeada como a principal responsável pela companhia que completa 50 anos de fundação em 2025, a presidente deseja continuar com a busca da qualidade nas três principais áreas de atendimento: departamento de limpeza urbana (com atividades de capina, varrição, coleta de lixo e gestão de aterros municipais), departamento de construção civil (que presta apoio em diversas obras pela cidade) e prestação de serviços para a Secretaria Municipal da Educação (com a contratação de merendeiras e auxiliares de limpeza).

Esse último segmento Maria considera um dos pontos que mais evoluiu ao longo de seu comando.

“Só nesta área nós atendemos cerca de 40 mil alunos em 83 escolas municipais, com um contingente de quase 500 funcionários. Essa unidade foi solidificada com a nossa gestão, foi colocado esse contrato na Codeca em meados de 2022 e é um serviço que a gente presta para município que é de extrema importância. Antes, a cidade estava mal-servida por conta de empresas que largavam os contratos” explica Maria.

Perspectiva de ampliação dos serviços para os próximos anos

Outra meta do planejamento estratégico para os próximos anos também prevê a ampliação dos serviços voltados à construção civil em Caxias do Sul e – possivelmente – também em outras cidades da região (inclusive com a possibilidade de realização de parcerias com a iniciativa privada). Isso vai ocorrer através do diálogo constante com as demais áreas da gestão pública.

“Nós vamos procurar consolidar o departamento de construção civil para buscar obras para fazer junto com a administração direta, e também esse planejamento estratégico contempla outros lugares, como em outras cidades ou junto à iniciativa privada. Mas o nosso foco principal será a administração direta. Mas são questões que prefiro não aprofundar nesse momento, porque é um momento de troca de secretariado e iremos aprofundar no planejamento estratégico”, ressalta Maria.

Sobre o serviço de coleta de lixo, a presidente destaca o grande avanço obtido ao longo dos últimos meses, mas pontua algumas lacunas que devem ser preenchidas.

“Não é possível nem comparar com o que tinha antes com relação à qualidade que estamos entregando, mas temos alguns pontos a melhorar, então a gente busca revisão de processos para avaliar as principais dificuldades. Em relação a ampliação dos contêineres de coleta de lixo, será discutido com os demais secretários para verificar se existe esse interesse ou eventualmente adotar outros métodos”, salienta.

Uma busca constante por capacitação e bem-estar para os colaboradores

Uma das principais características de Maria Lourdes Fagherazzi é a sua busca constante por conhecimento. Como ela mesmo diz, em tom ameno, ao comentar sobre a sua vida profissional “são quase 40 anos somente de carteira assinada”. Essa vivência ajuda a conceber uma rotina voltada ao aprimoramento da qualidade, porém sem abrir mão de contribuir com a motivação dos cerca de 1,5 mil colaboradores.

Formada em Administração de Empresas pela UCS em 1998, jamais deixou de buscar o desenvolvimento pessoal e acadêmico. Se tornou Especialista em Administração Financeira e Especialista em Dinâmica dos Grupos pela UCS, além de ser docente na mesma instituição entre 2013 a 2018, nas áreas de graduação, pós-graduação e técnico do CETEC. Também atuou como gerente de suprimentos da Fundação Universidade de Caxias do Sul de 2018 a 2022. Também foi diretora e Presidente da Associação dos administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (AANERGS), entre 2021 e 2022.

Hoje, é professora de Planejamento Estratégico e Gestão da Imagem Pessoal para empresas e também cursa Pós-graduação em Ciência da Felicidade e Bem-Estar Corporativo
e Pós-graduação em Neuroliderança Positiva. Essa experiência acadêmica se reflete nos processos adotados para garantir o bem-estar dos funcionários da Codeca.

“Nós temos como premissa a felicidade e o bem-estar dos funcionários, pois a pessoa tem que se sentir bem onde trabalha. Dali que deriva todo o restante da vida dela, a parte pessoal é muito impactada pelo trabalho. Como gestores, nos preocupamos muito com um ambiente com boas condições.