A cronologia sobre a situação e possível saída de Luis Suárez do Grêmio

Atleta, que sofre com dores no joelho, vem sendo alvo de especulações envolvendo uma transferência

Publicado por
13:22 - 19/07/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
SUÁREZ GRÊMIO

Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Há exatos 29 dias atrás surgiam as primeiras informações sobre as dores quase insuportáveis sentidas por Luís Suárez, astro uruguaio do Grêmio, em seu joelho direito, e que por conta disso queria encerrar sua carreira. Logo o mundo do futebol colocou-se em dúvida. Qual a real condição de Luisito? A partir disso, diversas especulações se criaram e, posteriormente, muitos capítulos desta novela se desenvolveram.

Poucos dias depois, o na época vice-presidente de futebol do Grêmio, Paulo Caleffi, concedeu uma entrevista na qual desmentia os boatos, dizendo que o atleta jamais havia procurado a direção para falar de tal tema, apenas que em razão de sua vida futebolística “convive com a dor ” na região.

Em paralelo a isso, começou a circular nas redes sociais um vídeo no qual o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, supostamente tratava o problema de Suárez como “grave”. No dia 28, já no final da noite de uma quarta-feira, o Grêmio comunicava a saída de Caleffi de seu cargo por “desalinhamentos”. O posto passou a ser ocupado por Antônio Brum.

Dois dias depois, o presidente Alberto Guerra veio a público se manifestar sobre as situações que ocorriam nos bastidores do Tricolor gaúcho. Na ocasião, ele não confirmou, mas também não desmentiu a conversa entre clube e jogador para uma possível rescisão do vínculo. Mais uma vez foram confirmadas as fortes dores no joelho de Suárez.

Negociações com o Inter Miami são especuladas (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Em paralelo a tudo isso, um interesse do Inter Miami, da Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos, era discutido e este poderia ser seu novo destino, já que ele é muito amigo de Lionel Messi, também adquirido na janela de transferências. Na entrevista do dia 30 de junho, Guerra rechaçou que havia chegado alguma proposta do time americano, e que o vídeo sobre a situação do atleta foi tirado de contexto e gravado sem sua autorização.

Enquanto isso, Suárez seguiu sendo utilizado por Renato Portaluppi. Claramente desgastado pelas dores, sua extrema qualidade “maquiavam” o problema, já que no campo fazia gols, dava assistências e seguia decisivo, inclusive fazendo gestos como quem diz “estão loucos”, em meio a todas essas especulações.

Porém, foi no primeiro jogo diante do Bahia pelas quartas de final da Copa do Brasil, em 4 de julho, que as dores no joelho do quarto maior artilheiro do mundo em atividade o venceram. No aquecimento do campo na Fonte Nova ele, que estava escalado como titular, fazia cara feia e sinais de que não conseguiria defender o clube gaúcho naquela noite.

Novamente a dúvida. Qual a real condição de Luisito? As especulações de uma possível transferência para o Inter Miami seguiam cada vez mais fortes, culminando com informações divulgadas nesta semana pela imprensa da Argentina e Uruguai, que novamente Suárez estaria perto de um acordo para atuar na MLS.

SUÁREZ GRÊMIO

Um possível acordo entre Suárez e Grêmio foi cogitado nesta semana (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

No contrato do atleta existe uma cláusula de multa rescisória no valor de 70 milhões de euros. Circulou na terça-feira (18) que para conseguir sair da Arena, através de um acordo, Suárez devolveria o que já recebeu até agora em salários, cerca de R$ 14 milhões, e ainda daria ao clube mais de 10 milhões de euros, totalizando em torno de R$ 65 milhões. O presidente do Inter Miami, Jorge Mas, disse que não tem conversas com o uruguaio por ser jogador do Grêmio e respeitar isso, o que vai de encontro com o empresário e representante do jogador, que nega relação entre as partes.

Até o momento muito foi dito, especulado, mas o personagem principal desta trama, Luis Suárez ainda não se manifestou oficialmente, seja por redes sociais ou entrevistas na zona mista do estádio e muito menos em entrevistas coletivas. Apenas neste momento, quando ele vier a público, parece que será possível ter uma real dimensão do problema vivido por Luis Suárez, astro do Grêmio.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp