Há exatos 29 dias atrás surgiam as primeiras informações sobre as dores quase insuportáveis sentidas por Luís Suárez, astro uruguaio do Grêmio, em seu joelho direito, e que por conta disso queria encerrar sua carreira. Logo o mundo do futebol colocou-se em dúvida. Qual a real condição de Luisito? A partir disso, diversas especulações se criaram e, posteriormente, muitos capítulos desta novela se desenvolveram.
Poucos dias depois, o na época vice-presidente de futebol do Grêmio, Paulo Caleffi, concedeu uma entrevista na qual desmentia os boatos, dizendo que o atleta jamais havia procurado a direção para falar de tal tema, apenas que em razão de sua vida futebolística “convive com a dor ” na região.
Em paralelo a isso, começou a circular nas redes sociais um vídeo no qual o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, supostamente tratava o problema de Suárez como “grave”. No dia 28, já no final da noite de uma quarta-feira, o Grêmio comunicava a saída de Caleffi de seu cargo por “desalinhamentos”. O posto passou a ser ocupado por Antônio Brum.
Dois dias depois, o presidente Alberto Guerra veio a público se manifestar sobre as situações que ocorriam nos bastidores do Tricolor gaúcho. Na ocasião, ele não confirmou, mas também não desmentiu a conversa entre clube e jogador para uma possível rescisão do vínculo. Mais uma vez foram confirmadas as fortes dores no joelho de Suárez.
Em paralelo a tudo isso, um interesse do Inter Miami, da Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos, era discutido e este poderia ser seu novo destino, já que ele é muito amigo de Lionel Messi, também adquirido na janela de transferências. Na entrevista do dia 30 de junho, Guerra rechaçou que havia chegado alguma proposta do time americano, e que o vídeo sobre a situação do atleta foi tirado de contexto e gravado sem sua autorização.
Enquanto isso, Suárez seguiu sendo utilizado por Renato Portaluppi. Claramente desgastado pelas dores, sua extrema qualidade “maquiavam” o problema, já que no campo fazia gols, dava assistências e seguia decisivo, inclusive fazendo gestos como quem diz “estão loucos”, em meio a todas essas especulações.
Porém, foi no primeiro jogo diante do Bahia pelas quartas de final da Copa do Brasil, em 4 de julho, que as dores no joelho do quarto maior artilheiro do mundo em atividade o venceram. No aquecimento do campo na Fonte Nova ele, que estava escalado como titular, fazia cara feia e sinais de que não conseguiria defender o clube gaúcho naquela noite.
Novamente a dúvida. Qual a real condição de Luisito? As especulações de uma possível transferência para o Inter Miami seguiam cada vez mais fortes, culminando com informações divulgadas nesta semana pela imprensa da Argentina e Uruguai, que novamente Suárez estaria perto de um acordo para atuar na MLS.
No contrato do atleta existe uma cláusula de multa rescisória no valor de 70 milhões de euros. Circulou na terça-feira (18) que para conseguir sair da Arena, através de um acordo, Suárez devolveria o que já recebeu até agora em salários, cerca de R$ 14 milhões, e ainda daria ao clube mais de 10 milhões de euros, totalizando em torno de R$ 65 milhões. O presidente do Inter Miami, Jorge Mas, disse que não tem conversas com o uruguaio por ser jogador do Grêmio e respeitar isso, o que vai de encontro com o empresário e representante do jogador, que nega relação entre as partes.
Até o momento muito foi dito, especulado, mas o personagem principal desta trama, Luis Suárez ainda não se manifestou oficialmente, seja por redes sociais ou entrevistas na zona mista do estádio e muito menos em entrevistas coletivas. Apenas neste momento, quando ele vier a público, parece que será possível ter uma real dimensão do problema vivido por Luis Suárez, astro do Grêmio.