A 38ª Cavalgada do Mar parte de Torres na manhã deste sábado

Neste no primeiro dia, serão percorridos 39 dos 330 quilômetros previstos no trajeto pelas principais praias do litoral Norte gaúcho

Publicado por
08:53 - 03/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Cavalgada

Trio está na concentração para 38ª Cavalgada do Mar | Foto: Mauro Schaefer

A primeira etapa da 38ª Cavalgada do Mar parte de Torres na manhã deste sábado (03). Neste no primeiro dia, serão percorridos 39 dos 330 quilômetros previstos no trajeto pelas principais praias do litoral Norte gaúcho até a chegada em Palmares do Sul, no próximo dia 10, onde ocorrerá a festa de encerramento.

Boa parte dos mais de 3,5 mil cavaleiros e apoiadores aguardados para o evento já está concentrada em Torres, no CTG Porteira Gaúcha, de onde sairão por volta das 7h30min em direção ao mar. Após dois anos planejando, os amigos Fernando Machado Lise, 51 anos, empresário de Canoas, e Alessandro Santos Gomes, 51, comerciante de Cachoeirinha, estão acampados no local e farão a primeira das muitas cavalgadas que pretendem realizar juntos.

“Tínhamos vontade de fazê-la juntos, do início ao fim, mas nunca surgiu essa oportunidade, às vezes por questão financeira ou tempo. Esta é uma preparação de dois anos para estarmos aqui, e a partir de agora pretendemos participar todos os anos”, contou Machado.

“O pessoal fala bastante sobre a cavalgada, que é o momento de reunir amigos, de cultuar a tradição. É o amor pela tradição e muito amor por este animal”, explicou Alessandro, referindo-se às éguas Menina dos Sete Povos e Cigana, que ele e o filho, Alessandro Santos Gomes Júnior, vão montar durante o trajeto.

A preparação do trio começa pela logística de transporte e alimentação dos animais, além de equipamentos, roupas e objetos pessoais. “É quase uma semana pra essa logística, são pelo menos 60 quilos de ração por cavalo. Trazemos a casa nas costas e o cavalo junto, que é o principal. Sabe, dizem que é loucura, mas paixão não tem preço”, exaltou Machado.

A Cavalgada do Mar é realizada pelo Instituto Cultural Cavalgada do Mar. Nos municípios por onde passa, além do acampamento ocorrem celebrações, competições campeiras e homenagens.

Confira o roteiro:

CM1 Torres/Arroio do Sal 39km
CM2 Arroio do Sal/Capão 27km
CM3 Capão da Canoa/Imbé 27km
CM4 Imbé/Tramandaí 14km
CM5 Tramandaí/Cidreira 21,5km
CM6 Cidreira/Palmares 23km

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp