Os 75 anos de história da empresa caxiense Marcopolo foram o tema da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (RA CIC Caxias) desta segunda-feira (12). O CEO André Armaganijan, discorreu sobre o protagonismo e o legado ao longo das últimas sete décadas, que tornaram a companhia uma das mais importantes do país. O presidente do Conselho de Administração, James Bellini, também prestigiou o evento.
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André lembrou da história desde a fundação, em 1949, da Nicola & Cia Ltda, que deu origem à Marcopolo. Entre os fatos destacados pelo CEO estiveram o início do processo de exportação, na década de 1960, e a implantação de técnicas japonesas na fabricação, o Kanban, em 1986. Na década de 1990, houve a inauguração da primeira unidade fora do país, em Portugal, dando início ao processo de internacionalização; o lançamento do ônibus Double Decker (DD); e a inauguração da escola de formação profissional.
Entre outras conquistas e certificações, o executivo citou o lançamento da Marcopolo Rail, em 2019. Sobre os desafios históricos, o executivo citou a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022, como um dos momentos mais difíceis enfrentados pela companhia: “Tivemos que nos reinventar para retomar o mercado“, pontuou.
Desenvolvimento das pessoas
Questionado sobre os desafios futuros, André citou que a empresa “olha para frente pensando em inovação”. De acordo com o executivo, há uma preocupação muito grande com a busca pela diminuição de emissões de carbono. Em virtude disso, recentemente a Marcopolo fez o lançamento de um modelo de ônibus híbrido a etanol, movido a energia elétrica mas que usa matéria-prima proveniente da cana-de-açúcar como meio de combustão, o que resulta na emissão zero de poluentes.
Além disso, há o constante investimento da empresa no desenvolvimento dos recursos humanos:
“Outro tema relevante são as pessoas: há um trabalho muito forte na cultura da empresa com a entrada das novas gerações. É importante ter o time preparado, unido e próximo, e um desafio é ter cuidado com o desenvolvimento das pessoas. Estamos retornando a Universidade Marcopolo e aumentando as relações com entidades justamente para desenvolver cada vez mais as pessoas”, afirmou o CEO.
Atualmente, a Marcopolo conta com oito fábricas e mais de 15,6 mil colaboradores em todo o mundo. São três unidades no Brasil e cerca de 10 mil colaboradores somente em Caxias do Sul. No ano passado foram 13.304 unidades produzidas e uma receita líquida de R$ 6,68 bilhões.
A empresa celebrou 75 anos no dia 6 de agosto. Na data, a Rádio Viva transmitiu o programa ‘Bom Dia, Trabalhador’ ao vivo da unidade de Ana Rech.