Bento Gonçalves

5º Dia D de doação de sangue em Bento Gonçalves iguala recorde de participações da edição anterior

Imagem: Mateus Resemini / Grupo RSCOM
Imagem: Mateus Resemini / Grupo RSCOM

O 5º Dia D de Doação de Sangue alcançou seu recorde de participações. Durante a quarta-feira (28), 77 bolsas de sangue coram coletadas pela ação proveniente da parceria do Hospital Tacchini, Hemocentro de Caxias do Sul e prefeitura de Bento Gonçalves. Todo material pode agora gerar até 308 bolsas de hemocomponentes para salvar vidas.

Segundo o Hospital Tacchini, a quinta edição do evento teve como meta coletar 80 bolsas de sangue, mas prevendo possíveis faltas e inaptidões, foram agendados horários para 100 doadores. Ao todo, 23 pessoas não compareceram ou não puderam doar em função dos parâmetros de saúde exigidos para coleta. Com isso, o evento registrou 96,25% de doações efetivadas, exatamente o mesmo da última edição.

Esta taxa é a mais alta até o momento na comparação entre todas as ações já realizadas no município. No primeiro Dia D, foram coletadas 81 bolsas de 105 definidas como meta (77,14%), no segundo foram 82 bolsas para 100 de meta (82%) e no terceiro foram 72 bolsas para meta de 80 (92,5%).

Ainda de acordo com o Hospital Tacchini, uma nova edição do Dia D deve ser realizada neste ano de 2022.