O Carnaval de 2023 está chegando e, para você aproveitar ao máximo a folia, preparamos cinco dicas que podem te ajudar a curtir o sem preocupação, todo mês o Portal Leouve traz dicas imperdíveis. Afinal, o samba não pode parar!
Beba bastante água
Muitas pessoas acabam consumindo álcool elevadamente durante as comemorações de Carnaval. Mas, não se pode esquecer da hidratação. Essa é uma época de alegria e diversão, na estação do ano mais quente.
Conforme o Ministério da Saúde, a quantidade de água que precisamos ingerir por dia depende do peso de cada um e da temperatura do dia. Mas, podemos ter uma média de dois litros diários, além de comer frutas e outros alimentas que também podem auxiliar na hidratação.
Optem pelo confortáveis
A folia não pode parar. Então, roupas leves e frescas garantem o seu conforto e ajudam a lidar com o calorão. Sua escolha de calçados pode seguir a mesma linha: direcionada ao seu conforto. Para você que quer se acabar sambando, uma ótima escolha é um sapato sem salto. Cuidados com calçados abertos como chinelos, rasteirinhas entre outros, pois tem a possibilidade de se machucar com cacos de vidro e outros objetos jogados na rua.
Proteja-se do sol
Como citado nas outras dicas, o Carnaval é em pleno verão, momento em que o sol está presente na folia e com grande intensidade. Dessa forma, o protetor solar tem que ser o seu maior companheiro nesta festa, já que ele protege contra câncer de pele, envelhecimento prematuro da pele e queimaduras em quem quer curtir o resto do Carnaval vermelhão e com dor?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aconselha a utilizar protetor solar com fator 30 ou mais, e para se assegurar que não irá se queimar em lugares incomuns como pescoço, orelhas e pés, reserve um tempo para passar por todo seu corpo com o protetor. E lembre-se de reaplicar ao longo do dia ainda mais se cair na água.
Não é não
É uma pena que estejamos em 2023 e esta frase ainda precise ser repetida. Há alguns anos tivemos uma grande campanha em 15 estados, inclusive no Rio Grande do Sul com o intuito de alertar e evitar os casos de assédios.
Com isso ainda temos que reforçar a ideia de que é preciso saber ouvir e dizer não. Nunca faça nada que outra pessoa não queira. Isso inclui tocar, beijar e por aí vai. Mesmo que a pessoa não diga claramente que não, há sinais que indicam a recusa, como virar a cara, se afastar ou simplesmente não dar bola.
Use camisinha
A camisinha é o único método contraceptivo que também protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, HPV, clamídia e gonorreia. Você deve usá-la sempre que tiver relações sexuais, mesmo com o seu parceiro fixo. No Carnaval não é diferente. Faça um pequeno estoque e não o mantenha trancado na gaveta: leve-o consigo quando for para a folia.
Acompanhe nossas outras dicas no Portal Leouve