45ª edição da Expointer é lançada oficialmente pelo Governo do RS

O governo do Estado lançou oficialmente, nesta manhã, em Porto Alegre, a 45ª edição da Expointer. A exposição acontece de…

Publicado por
10:37 - 15/08/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
45ª edição da Expointer é lançada oficialmente pelo Governo do RS

O governo do Estado lançou oficialmente, nesta manhã, em Porto Alegre, a 45ª edição da Expointer. A exposição acontece de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Neste ano, não haverá restrições para a entrada dos visitantes durante os nove dias de evento.

O espaço Multiverso estará preparado para apresentar uma experiência diferenciada à plateia, congregando em um mesmo ambiente todo o universo do setor agropecuário gaúcho, dialogando com inovação e sustentabilidade.

A pauta principal desta edição será a união da pauta ambiental e produtiva, proporcionando soluções ao campo. “Estamos muito satisfeitos e temos certeza que será uma grande expointer”, declarou, o secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes. Segundo ele, a expectativa é receber mais de 600 mil pessoas. “Temos mais de 6,3 mil inscrições de animais e a expectativa de negócios recordes”, afirmou.

O governador Ranolfo Vieira Júnior, que anunciou a transferência dos trabalhos do Executivo Estadual para o Parque Assis Brasil durante a exposição, pontuou sua retomada do evento após dois anos de pandemia. “Esta será a Expointer da retomada, do recomeço e da resiliência”, ressaltou o governador.

O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, ressaltou a importância da exposição para o país, que é o maior exportador líquido de alimentos do mundo. “Com certeza, essa será uma das maiores Expointer de todos os tempos”, projetou.

45ª edição da Expointer receberá mais de seis mil animais

A 45ª Expointer vai receber 6.378 animais este ano, superando em número de exemplares a edição de 2019, última antes da pandemia, quando foram inscritos 5.590 animais. Com o encerramento das inscrições dos rústicos nesta quarta-feira (10/8), o quadro se completa para a feira de 2022, que será realizada de 27 de agosto a 4 de setembro no parque Assis Brasil, em Esteio. São 5.093 animais de argola e 1.285 animais rústicos (cinco raças de bovinos; quatro raças de equinos de prova e duas de equinos de laço, além dos cavalos crioulos; feiras de chinchilas e de coelhos). Os animais de argola representam 80% dos inscritos, e, os rústicos, 20%.

Os rústicos

• 693 bovinos (Feira de novilhas selecionadas, Rústicos Devon, Rústicos Aberdeen Angus, Rústicos Ultrablack, Rústicos Hereford/Braford)
• 47 equinos de prova da raça Crioula
• 73 equinos para provas de laço das raças Appaloosa, Árabe, Campeiro, Paint Horse e Quarto de Milha
• 102 cavalos da raça Crioula
• 70 chinchilas
• 300 coelhos

“A novidade dessa edição é o retorno do leilão dos cavalos crioulos, que não acontecia desde 2019”, afirma o zootecnista responsável pelo Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e comissário-geral da Exposição de Animais da Expointer, Pablo Charão.

Segundo Charão, este ano participam 685 animais de argola de outros estados como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. “O que corresponde a 13,45% do total de animais de argola inscritos”.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp