A Defesa Civil de Cachoeirinha fez o resgate de pelo menos 240 pessoas que vivem nos bairros Meu Rincão, Parque da Matriz, Granja Esperança, Olaria e Navegantes. A remoção das famílias foi necessária devido ao extravasamento do arroio Sapucaia, que alagou ruas e invadiu pátios. A chuva acumulada na cidade pode ter atingido os 80mm em 24 horas.
Conforme o diretor do órgão, Vanderlei Marcos, toda a equipe está mobilizada, auxiliando na remoção e retirada de pertences das pessoas. Quem não tem para onde ir, está sendo levado para uma igreja local. Com os transtornos da chuvarada, as aulas foram suspensas nesta quinta-feira. As ruas Pacaembu, no Parque da Matriz, e a Estrada do Nazário, que dá acesso a Esteio, seguem bloqueadas. A Avenida das Indústrias, na divisa com Canoas, há bastante acúmulo de água na pista.
Há ainda uma preocupação muito grande com relação à Ponte de Cachoeirinha, na divisa com Porto Alegre. Porém, a Guarda de Trânsito monitora 24 horas por dia a situação da cheia do Rio Gravataí e, até o momento, o acesso está liberado, com fluxo normal no local. Em 2015, o transbordamento do Rio Gravataí ocasionou o bloqueio da pista e são estas imagens que estão sendo compartilhadas.
Defesa Civil afirma que fortes chuvas atingiram 354 mil pessoas no Rio Grande do Sul
As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 47 mortes no Rio Grande do Sul. Confira abaixo o balanço da Defesa Civil até as 7h desta quinta-feira (14/9) sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.
Óbitos: 47
- Bom Retiro do Sul: 1
- Colinas: 2
- Cruzeiro do Sul: 5
- Encantado: 1
- Estrela: 2
- Ibiraiaras: 2
- Imigrante: 1
- Lajeado: 3
- Mato Castelhano: 1
- Muçum: 16
- Passo Fundo: 1
- Roca Sales: 11
- Santa Tereza: 1
Desaparecidos: 9
- Arroio do Meio: 1
- Encantado: 1
- Lajeado: 2
- Muçum: 4
- Roca Sales: 1
Pessoas resgatadas: 3.130
Municípios afetados: 100
Desabrigados registrados: 4.892
Desabrigados no momento: 1.693
Desalojados: 20.963
Afetados: 354.711
Feridos: 940
A tabela completa com o boletim atualizado está disponível neste link.
Cadastre-se para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Basta enviar o CEP de sua localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, você receberá uma confirmação e, a partir daí, estará apto a receber as informações.
Também é possível fazer cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.