20º ENTRAI tem abertura oficial com a presença do Governador em exercício Gabriel Souza, em Farroupilha

Programação contempla apresentações artísticas, shows, final dos jogos coloniais, torneio de quatrilho, exposição de carros antigos, missas em talian e almoço típico

Publicado por
07:19 - 13/05/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Garbriel Souza

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

Na noite desta sexta-feira (12), ocorreu a solenidade de abertura oficial do 20º Encontro das Tradições Italianas – ENTRAI, em Nova Milano, distrito de Farroupilha (RS), berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Serão dois finais de semana, sendo dias 12, 13, 14 e 19, 20, 21 de maio, repletos de atrações culturais, produtos coloniais, gastronomia típica, artesanato, feira e exposições. A entrada é gratuita.

A abertura oficial contou com a presença da soberana e princesas de Farroupilha, Laura Verona Bet, Milena Broilo e Ana Paula Casa, do governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, do prefeito, Fabiano Feltrin e demais autoridades.

Gabriel Souza em coletiva de imprensa, relatou o seu sentimento em estar presente na festa farroupilhense representando o Governo Estadual, visto que a última vez que um Governador havia participado da abertura do Entrai foi em 1991 quando começou a festa, naquela oportunidade, Alceu de Deus Collares esteve presente.

“Estou muito feliz, primeiro porque ano passado nós tivemos dois eventos importantes aqui em Farroupilha depois da pandemia e para simbolizar a volta dos eventos, talvez por isso, teve a Fenakiwi e também o Entrai. O Entrai este ano tem naturalmente um apelo muito grande, num estado com a colonização não tão oxigenada, mas com a participação importante da colonização italiana, no berço, aqui em Nova milano, em que começou em 1875. Também trazendo o abraço do Governador Eduardo Leite, que hoje está numa missão internacional, nos Estados Unidos representando o nosso estado, mas pediu que eu viesse trazer esse abraço representando o Governo Gaúcho” destaca o Governador em exercício.

As atrações artísticas, no sábado, iniciam às 11h com o grupo Folclórico Nanni e seguem à tarde com o Coral Canarinhos da Serra de Vila Jansen, Grupo de Dança Os Gaudérios, Orquestra La Montanara, Família Ávila e música italiana com Cavatappi. Em paralelo, ocorre a Final dos Jogos Coloniais e o 1º Torneio de Quatrilho, às 14h, na Escola Santa Cruz e missa, às 17h, na Paróquia Santa Cruz.

No domingo, Dia das Mães, Nova Milano volta no tempo com o Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha, a partir das 8 horas. A missa em talian, será às 10h, na Paróquia Santa Cruz e contará com o Coral II Romano. Neste horário, no palco, iniciam as apresentações artísticas com Os Nêutrons e depois o Coral Il Romano.  A partir das 11h30min, será servido almoço típico no salão da paroquial de Nova Milano. Às 13h30min, o som será de nostalgia com o show da Banda Barbarella, seguido pelo versátil Guri de Uruguaiana e para encerrar o primeiro fim de semana o talentoso The Beatles no Acordeon.

O ENTRAI é reconhecido por cultivar as tradições italianas, pela acolhida alegre aos visitantes, por preservar a história da imigração italiana, pelos produtos típicos e farta gastronomia. Diante disso, nesta edição comemorativa de 20 edições da festa, as agroindústrias locais estarão presentes com os produtos coloniais típicos da região como salames, queijos, geleias, biscoitos e vinho. A Associação dos Moradores de Nova Milano ampliou a participação e desta vez além das bebidas e do quentão vai comercializar massa, capeletti, tortéi, cucas, esfregolá (tipo de biscoito).

Participando da festa desde a primeira edição, o Clube de Mães As Milanesas, que em agosto vai comemorar 30 anos, marca presença com 28 integrantes. As mulheres são responsáveis pelo preparo do tradicional grostoli ou cueca-virada (massa doce, frita e finalizada com açúcar e canela em pó), pães caseiros e pelo prato italiano: polenta brustolada, fortaia, linguiça e queijo.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp