
A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, aconteceu pelo segundo ano consecutivo sem o convite aos féis para assistir às missas de forma presencial, em virtude da pandemia. Se antes as ruas que contornavam o Santuário Diocesano amanheciam repletas de caminhantes, em 2021 o cenário foi diferente, já que os devotos chegaram até o Santuário de carro.
Todos foram convidados a deixar alimentos para doação e, na sequência, recebiam a bênção dos padres, sem que passageiro ou motorista precisassem descer do automóvel, para garantir a segurança de todos em um momento tão delicado.
Estima-se que 10 toneladas de alimentos foram arrecadadas nas mais de oito horas de Drive-Thru da Fé, evento realizado pela prefeitura de Farroupilha e pelo Santuário. De acordo com a Brigada Militar, mais de 3,2 mil carros passaram pelo ponto de bênção até as 17h, fazendo com que o dia 26 de maio fosse marcado por solidariedade, religiosidade e devoção.
Sem estrutura de apoio disponível aos romeiros e com a igreja de portas fechadas, não houve registro de problemas por aglomeração.
Toda a programação foi transmitida pelas redes sociais do Santuário. Os conteúdos transmitidos pelo YouTube, Instagram e Facebook alcançaram pelo menos 1,2 milhão de visualizações, no sábado, domingo e nesta quarta, dias em que houve programação voltada à romaria.
“Nós somos muitos, somos milhares. Nossa conquista é também porque as pessoas entenderam que não havia proibição de estar aqui, mas sim uma orientação de que neste momento, o melhor era não aglomerar. O Drive-Thru é uma maneira encontrada de estarmos aqui mais seguros. Tem devoto que é de carteirinha, que prestigia o dia 26, e que este dia faz parte de sua história. Assim, ele pode viver o dia 26 de forma diferente e segura”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.
Padres do Santuário e também de diferentes paróquias da Diocese de Caxias do Sul revezaram-se para atender a todos os carros que chegaram até a esplanada. Natasha Toniazzi Uchoa, de Porto Alegre, e a mãe Evaniza Bertuol Toniazzi, de Bento Gonçalves, até pararam rapidamente para tirar uma foto da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, após receberem a bênção.
“Somos devotas de Nossa Senhora, e hoje é dia de pedir por saúde para nossa família e agradecermos por tudo. Gostamos muito da iniciativa”, comentou Natasha.
Padre Renan Dall’Agnol, que trabalha há 2 anos no Santuário, foi um dos sacerdotes que participou da ação.
“Chegaram pessoas até de outros Estados, que nos acompanham pelas redes sociais e quiseram vir até nós. Alguns tiram foto, outros deixam lembranças, crianças deixaram desenhos… Todos manifestaram sua fé e devoção por Nossa Senhora de Caravaggio”, avaliou o padre.
O lema desta 142ª edição da Romaria foi “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”. O cartaz da festa traz ainda o selo ‘Vida que cuida da vida: rogai por nós’, lembrando também sobre a responsabilidade que cada um de nós tem sobre a vida do próximo, especialmente em um momento de pandemia em que cada ato de cuidado reflete diretamente na saúde de quem nos cerca.