
Ocorreu na tarde deste domingo (21), o 1° Festival do Mirtilo, o evento aconteceu na propriedade particular Doces Silber, situada no Travessão Carvalho distrito de Otávio Rocha em Flores da Cunha. O evento foi elaborado com o intuito de trazer o público a propriedade e comemorar a abertura da colheita dos mirtilos que tem início no mês de novembro e se finda em meados do mês de janeiro.
O 1° Festival dos Mirtilos teve a participação da dupla Maicon e Pontel, cantando vários clássicos nacionais e internacionais e também a presença das soberanas e embaixatrizes da Fecouva 2022.
O Caminho dos Mirtilos, como é conhecida a propriedade da Dona Maria Aparecida da Silva Bernardi e do seu Luiz Bernardi, é aberta ao público nos finais de semana e feriados e conta com um animado passeio de carretão onde é possível conhecer as plantações e a cascata. O local disponibiliza também uma trilha com acesso a uma caverna onde é possível ficar de pé embaixo dela. Os piqueniques lá promovidos são produzidos pela família sendo os pães, bolos, cucas e demais panificados todos produzidos por eles. A propriedade conta com a plantação de uvas, laranja, figo e 2.500 plantas de mirtilo que é o que movimenta a renda da família.
O espaço é lindo, dona Cida decorra tudo com muito amor e carinho, com almofadas, colchas palets, flores e tendas, tudo para que seus clientes se sintam à vontade. Para o mês de dezembro deve-se inaugurar o rapel que contará com uma equipe profissional que utilizará o espaço e os equipamentos adequados para que esta nova atividade seja um sucesso.
Dona Cida proprietária do Caminho dos Mirtilos nos fala sobre o empreendimento:
“O caminho dos mirtilos é um espaço novo, lançamos ele junto com o roteiro turístico Vila Colonial de Otávio Rocha, lançamos ele para ser um produto diferente, para o pessoal vir até aqui caminhar e ver a plantação. Trabalhamos com os mirtilos há 18 anos e com a agroindústria há 13 anos. É gratificante ver as pessoas se sentindo a vontade aqui”, conta Maria Aparecida.
Dona Cida coleciona prêmios, em 2015 a geleia de mirtilos ganhou o 1° lugar na Expointer.
“Ganhamos a medalha de ouro, foram três agroindústrias selecionadas, as mais votadas pelos jurados, como eles ficaram indecisos, fomos a voto popular e nossa história passava em um telão durante a Expointer. As pessoas viam nossa história e votavam. Ficamos em 1° lugar!” relata Cida.
Em 2012 Maria Aparecida ficou em 3° lugar no concurso Mulher Empreendedora do SEBRAE e fez parte de dois livros da EMATER, Mulher Empreendedora na Agricultura Familiar.