Cultura

Projeto de Lei que institui políticas de incentivo à cultura gaúcha é aprovado em Farroupilha

Iniciativa tem como objetivo servir de base para planos de trabalho de Poderes Públicos, instituições de ensino ou entidades de Classe

FARROUPILHA
Foto: Câmara de Vereadores/Farroupilha

A Sessão da Câmara Municipal de Farroupilha desta terça-feira (31) terminou em aplausos. Último tema em debate na noite foi o Projeto de Lei 017/2024 que institui a Política Municipal de incentivo à cultura gaúcha. Com este propósito, representantes de CTG’s e tradicionalistas farroupilhenses estiveram acompanhando a votação parlamentar.

O Projeto, que foi defendido na tribuna por seu autor, vereador Tiago Ilha (Republicanos), tem como objetivo servir de base para planos de trabalho de Poderes Públicos, instituições de ensino ou entidades de Classe. A proposição visa fomentar eventos ligados ao tradicionalismo, a exemplo de danças e gastronomia; e incentivar crianças e jovens a conviver em Centros de Tradição Gaúcha, os CTG’s.

Conforme justificativa do Projeto, os CTG’s desempenham um importante papel na educação, através de danças e campeonatos contam as histórias de seu povo e valorizam a tradição. Em Farroupilha há quatro Centros: Aldeia Farroupilha, Chilenas de Prata, Rancho de Gaudérios e Ronda Charrua, além de Piquetes e Grupos Tradicionalistas. Todos desenvolvem a cultura gaúcha, seja através da dança, da música, gastronomia ou rodeios crioulos.

O Projeto foi aprovado por unanimidade entre os vereadores e seguirá para análise e sanção do prefeito Municipal.

MTG

Para organizar todas essas entidades ligadas ao tradicionalismo no Estado há o MTG, Movimento Tradicionalista Gaúcho. Oficialmente reconhecido em 1966 a organização promove campeonatos e eventos culturais. Seu simbolismo divulga o chimarrão e o cavalo como marcas da hospitalidade e união dos povos, respectivamente.

Desta forma, o Movimento cresceu, e hoje há oito federações em âmbito nacional e uma Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha; e no exterior há mais de 20 núcleos que tratam da cultura, história e costumes do Rio Grande do Sul, conforme aponta relatório do MTG.