Com o intuito de construir um Plano Emergencial para retomada do turismo pós-coronavírus, a Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi realizou parceria com a consultora e ex-secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero. A iniciativa buscará alternativas para o fortalecimento das cadeias de turismo e cultura do município.
As readequações do Plano Municipal de Turismo e do Plano Municipal da Cultura já estavam na pauta da pasta. Devido à pandemia, o foco principal dos planos será fortalecer as ações de gestão pública do turismo e da cultura, fortalecendo ambos os sistemas, com vistas à inovação consciente e sustentabilidade, tendências que seguirão como premissa dos setores.
Na retomada do turismo, há que reforçar a oferta turística de forma integrada. Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante, tem como segmentos turísticos predominantes o enoturismo e o turismo cultural, apresentando, ainda, rotas e equipamentos no segmento de turismo rural. Estes são, portanto os segmentos, responsáveis pela atração da maior parte do fluxo turístico do município. Esta identidade deve ser reforçada por todos os empreendimentos. Além disso, não se pode esquecer que Garibaldi faz parte da Região Uva e Vinho – Serra Gaúcha, o mais importante polo turístico do Estado. A localização estratégica, proximidade com a natureza e o fato de ainda possuir um turismo brando também deverão ser reforçados.
O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi destaca que com este plano emergencial, o objetivo é acelerar a retomada local e regional para que nossos empreendimentos e experiências turísticas tenham fluxo imediato, movimentando a cadeia turística.
Confira a manifestação do secretária do Turismo e Cultura, Paulo Salvi, clicando abaixo:
Foto: Alexandra Ungaratto