Caxias do Sul

Transporte coletivo urbano registra leve alta no excesso de passageiros em Caxias

Primeira semana de abril registrou média de 2,9% de usuários acima do permitido em decretos

(Foto: Rodrigo Rossi/ Divulgação)
(Foto: Rodrigo Rossi/ Divulgação)

Entre os dias 05 e 09 de abril, as equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) registraram mais de 16 mil passageiros nos ônibus durante as fiscalizações que objetivam ao cumprimento dos decretos vigentes que estabelecem a ocupação máxima de 50% da capacidade total dos veículos no transporte coletivo urbano. O índice de excesso foi de 2,9% do total de usuários transportados. Os maiores problemas foram registrados nas linhas L83 – Campos da Serra (excesso de 50 usuários), L30 – Montes Claros e L84 – Parque Oásis (39 usuários em cada). O resultado é pouco maior ao da semana passada, que foi de 2,8%. Na última semana, a Fiscalização de Trânsito vistoriou 103 linhas em 494 horários.

Desde o começo dos trabalhos de fiscalizações, em abril de 2020, 1.153.913 foram contabilizados nos ônibus durante as vistorias. Destes, 15.600 estavam acima do limite permitido pelos decretos, que oscilaram conforme as mudanças de bandeiras vigentes. A média no excesso de passageiros no período foi de 1,35%.

Quando existe o registro de excesso de passageiros nos ônibus, as equipes da SMTTM alertam a concessionária para que amplie a oferta de assentos disponíveis à comunidade. A maior oferta de assentos ocorre via aumento de frota, com mais ônibus na linha, reduzindo o intervalo entre as saídas, ou pela troca dos ônibus com eixo simples por articulados, com maior capacidade de transporte.

O objetivo das ações é a redução do excesso de usuários em cumprimento aos protocolos sanitários que foram estabelecidos no modelo de Distanciamento Controlado do Governo Estadual. Caxias do Sul está classificada na bandeira preta, o que significa risco altíssimo de propagação do coronavírus. A SMTTM reforça que a capacidade do veículo inclui passageiros sentados e em pé. A SMTTM ressalta que as fiscalizações nos ônibus permanecerão por tempo indeterminado.