PLEITO

Senador articula força-tarefa para destravar malha ferroviária no RS

Uma nova reunião deve ser realizada ainda neste mês com a participação dos governadores dos três estados do Sul

Senador articula força-tarefa para destravar malha ferroviária no RS
Senador articula força-tarefa para destravar malha ferroviária no RS

O senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP) se reuniu na quarta-feira (13) com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, em busca de uma janela de oportunidade que permita expandir e melhorar o modal ferroviário no Rio Grande do Sul.

No encontro, foi definido que será realizada uma reunião, ainda nesta mês, com a participação dos governadores dos três estados do Sul, parlamentares e as representações da concessionária Rumo, do Ministério dos Transportes e entidades representativas do setor empresarial. A expectativa é que na data sejam debatidas questões relativas à expansão da Nova Ferroeste e da Norte-Sul, além da recuperação da chamada Malha Sul.

Heinze argumenta que é preciso fortalecer a infraestrutura e garantir competitividade.

“O Rio Grande do Sul tem produtos excelentes, mas a nossa logística é a mais cara do Brasil. É urgente diversificar a matriz de transporte, e o investimento em ferrovia precisa ser uma prioridade. A minha intenção é mobilizar todos os agentes para que saíamos desse encontro com soluções práticas, prazos e compromissos firmados”, ressaltou Heinze.

O senador, que vem defendendo especialmente a expansão da Nova Ferroeste, alega ainda que a mobilização pode ajudar a recuperar o projeto, que vem enfrentando resistência política.

“É preciso melhorar o diálogo e construir parcerias que ajudem toda a região. Estou certo de que, ao reunir o grupo, vamos avançar”, concluiu Heinze.

A Nova Ferroeste

O traçado inicial da Nova Ferroeste prevê a ligação de 1.591 km entre Maracajú, no Mato Grosso do Sul, e o Porto de Paranaguá, no Paraná. A ideia de Heinze é incluir um ramal de Chapecó até Passo Fundo, no norte do estado gaúcho.