Caxias do Sul

Secretaria de Trânsito flagra aumento de usuários no Transporte Coletivo Urbano em Caxias

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação tem o objetivo de reduzir o excesso dos passageiros dentro dos ônibus da concessionária que administra o serviço. A pasta explica que o município está classificado na bandeira laranja no Distanciamento Controlado do Governo Estadual e obedece a determinação de lotação máxima de 60% da capacidade total dos veículos. Os números compreendem tanto pessoas sentadas como usuários em pé.

Nos casos em que a Fiscalização de Trânsito flagra excessos de usuários na linha, a concessionária é alertada para que providencie maior oferta de assentos através da substituição de ônibus simples por articulados ou com o acréscimo de veículos no trajeto, encurtando os horários de saída. Em nenhum caso os usuários que estiverem em excesso são obrigados a desembarcar dos ônibus. As vistorias ocorrem nas aproximadamente 85 linhas do Transporte Coletivo Urbano. Os horários de pico têm os maiores efetivos, no início da manhã e no final da tarde, mas as equipes atuam também em horários durante o dia, objetivando tabular o número real de passageiros transportados nos dois turnos.

Na quarta-feira (04), os servidores fiscalizaram 40 linhas em 166 horários. Foram 103 usuários em excesso nos ônibus, em 15 linhas e em 16 diferentes horários. Os maiores problemas estiveram concentrados nas linhas L47 – Matioda (excesso de 19 usuários às 18h15), L100 – Pioneiro (excesso de 16 usuários às 18h47), L42 – Planalto / São Victor (excesso de 11 usuários às 18h12 e às 18h32) e L64 – Vinhedos (excesso de 10 usuários às 18h09).

Também houve excesso de passageiros nas linhas L16 – Santa Fé, L17 – Bela Vista, L20 – Fátima, L34 – Belo Horizonte, L46 – Vila Leon, L56 – Reolon, L65 – Verona, L67 – São Caetano, L83 – Campos da Serra, L85 – Nossa Senhora das Graças e L97 – Vila Mari. Os servidores da SMTTM somaram 5.994 passageiros durante as fiscalizações. A taxa diária de excessos foi de 1,72% do total de usuários transportados. O percentual acumulado do mês de novembro é de 1,22%.

Limite de capacidade: A Secretaria reitera que o limite máximo de usuários permitidos nos ônibus irá se alterar de veículo para veículo, conforme a capacidade de transporte de usuários sentados e de pé. Para citar um exemplo, o ônibus nº 239 tem capacidade para 34 usuários sentados e 23 em pé. O total é de 57 pessoas. Como o limite permitido é de 60%, o ônibus terá sua lotação máxima com 34 usuários. Por outro lado, o veículo nº 790 pode transportar 67 pessoas sentadas e 90 em pé. No total, são 157 usuários. Com a nova regra, o limite será alcançado com 94 usuários.

As fiscalizações nos ônibus permanecerão por tempo indeterminado.