Comportamento

Secretaria de Trânsito expõe balanço das fiscalizações no transporte coletivo de Caxias

Foto: Rodrigo Rossi / SMTTM
Foto: Rodrigo Rossi / SMTTM

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) vem a público divulgar os números atualizados das vistorias que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm feito em ônibus do Transporte Coletivo Urbano na última semana. As ações iniciaram em abril de 2020, com o objetivo de reduzir o excesso de usuários dentro dos veículos, em cumprimento aos protocolos sanitários que foram estabelecidos no Distanciamento Controlado do Governo Estadual. O município de Caxias do Sul está classificado na bandeira laranja, que significa risco médio de propagação do coronavírus. A lotação máxima permitida é de 60% da capacidade total dos ônibus.

Por meio das ações fiscalizatórias, que acontecem em diversos locais do município, os servidores da SMTTM observaram mais de 21 mil passageiros dentro dos ônibus. O percentual médio de excesso na semana foi de 1,50% do total de usuários do sistema. Entre os dias 18 e 22 de janeiro do corrente ano, os maiores índices de excesso de usuários foram registrados nas linhas L83 – Campos da Serra (101 passageiros), TR01 – Troncal (96 passageiros) e L56 – Reolon (21 passageiros).

Em contrapartida, as linhas mais observadas pelas equipes da Fiscalização de Trânsito foram as L05 – Século XX e L38 – Diamantino, com vistorias em todos os dias da semana. Desde o início do mês foram contabilizados 60.326 passageiros dentro dos ônibus, em 616 linhas e em 1.818 horários. Nas ocasiões em que a Fiscalização de Trânsito flagra excesso de passageiros na linha, a concessionária é alertada para que providencie a maior oferta de assentos através da substituição de ônibus simples por articulados ou com o acréscimo de veículos no trajeto, encurtando os horários de saída.

Para Evandro Rech, gerente de Trânsito e Transportes da SMTTM e responsável pelas fiscalizações junto ao Transporte Coletivo Urbano, os trabalhos realizados pelos fiscais têm surtido efeito. “Essas fiscalizações estão sendo essenciais para determinarmos ajustes na demanda e oferta dos ônibus que atendem as comunidades, garantindo cumprimento aos decretos sanitários vigentes e também para o uso da máscara e da redução de indicadores de excesso de usuários nos veículos”, destaca.

A SMTTM ressalta que as fiscalizações nos ônibus irão permanecer por tempo indeterminado.

Fonte: SMTTM

Fotos: Rodrigo Rossi / SMTTM
Foto: Rodrigo Rossi / SMTTM