Cidades

Motoristas de aplicativos protestam em Porto Alegre

Motoristas de aplicativos protestaram nesta segunda-feira | Foto: Marcelo Ribeiro/Jornal do Comércio
Motoristas de aplicativos protestaram nesta segunda-feira | Foto: Marcelo Ribeiro/Jornal do Comércio

Motoristas de aplicativos de transporte individual — 99POP, Cabify e Uber — protestaram nesta segunda-feira (30), em Porto Alegre, contra o projeto de lei de regulamentação da atividade que deve ser votado amanhã no Senado. A concentração, que teve cerca de 200 carros, foi no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa.

Os veículos, adesivados e com inscrições nos para-brisas contra o projeto de lei, devem circular por diversos pontos da Capital durante o protesto. No itinerário, estão o Centro Histórico, o Aeroporto Salgado Filho e o BarraShoppingSul, local em que o ato deve ser finalizado.

A mobilização ocorre em diversas cidades do país. O PL 28/2017 pretende regulamentar o uso dos aplicativos no Brasil. As empresas dizem que o projeto proíbe a mobilidade do serviço, exigindo que os veículos tenham placas vermelhas iguais às dos táxis e que os motoristas tenham uma autorização específica para trabalharem com os aplicativos.

O projeto também veta a circulação dos carros em cidades vizinhas, como em regiões metropolitanas, e exige que os motoristas utilizem veículos próprios, não sendo possível dividir o mesmo carro entre vários motoristas.

Na última terça-feira (24), o plenário do Senado aprovou requerimento para tramitação em regime de urgência do projeto. Os senadores pretendem negociar um acordo ainda nesta semana. Em abril, o texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7
Com informações do Jornal do Comércio