INFRAERO

Inauguradas obras de melhorias nos aeroportos de Canela e Torres

Terminais tiveram capacidade operacional ampliada para pousos e decolagens de aeronaves

Assim, o aeroporto de Canela está apto para receber aeronaves da categoria 2C, com capacidade média de até 72 passageiros.
Assim, o aeroporto de Canela está apto para receber aeronaves da categoria 2C, com capacidade média de até 72 passageiros. | Foto: Aeroporto de Canela

Duas obras de melhorias em aeroportos regionais, do Rio Grande do Sul, foram entregues pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nesta segunda-feira (2). As inaugurações foram acompanhadas por representantes da autarquia federal e autoridades locai, nos aeroportos de Canela, na Serra, e Torres, no Litoral Norte.

Ambos os aeroportos são administrados pela Infraero desde setembro deste ano. Os terminais, que anteriormente eram operados pelo governo do Estado, receberam obras em diversos equipamentos, a fim de ampliar a capacidade operacional para aeronaves.

Em ambos os casos, houve o alargamento da pista de pousos e decolagens, que, em Canela, passa a ter 30 metros de largura, e em Torres, 25 metros, para que as aeronaves não passem com as turbinas acima da grama. Assim, o aeroporto serrano será apto para receber aeronaves da categoria 2C, com capacidade média de até 72 passageiros, e, no do litoral, da categoria 3C, para até 165 passageiros. Em Canela, houve ainda a criação de três posições para aviões e uma para helicóptero.

Já em Torres, onde foram investidos R$ 22 milhões, foram instaladas cinco posições para aeronaves e uma para helicóptero, respectivamente. Também em ambos os casos, a Infraero concluiu a instalação do PAPI, ou Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, em ambas as cabeceiras.

O prefeito de Torres, Carlos Souza, afirmou que a principal intenção é a retomada de voos comerciais, assim como houve em 2019, quando a Azul operava uma linha entre o município e Porto Alegre.

“Essa luta pelo aeroporto regional vem de muito tempo, desde sua implantação, na realidade. Aeroportos regionais passaram a ser muito importantes para a comunicabilidade do Rio Grande do Sul. Agora, vamos trabalhar junto aos prefeitos, à Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), a fim de viabilizarmos este novo projeto”, comentou.

Ainda no caso de Torres, a pista de 1.520 metros é maior do que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. “O que pousa no Rio, pousa aqui”, disse o gestor do aeroporto do litoral gaúcho, Gessilney da Paz Gomes, que representou a Infraero no ato.

O presidente da Amlinorte e prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, disse que esta foi uma vitória política e empresarial.

“Nos unimos e procuramos os governos estadual e federal para colocar nosso aeroporto em operação. A entrada da Infraero foi uma grande vitória para nós. Vai ser um ganho significativo para nossa região e estamos muito felizes de podermos participar deste momento”, salientou.

Depois da homologação dos equipamentos, a próxima etapa é a construção de uma via de inspeção e o cercamento dos limites do aeroporto.