Caxias do Sul

Há cinco meses sem trabalho, transportadores escolares pedem ajuda do Estado

Reunião virtual foi realizada com a Comissão da Economia da Assembleia Legislativa estadual

Foto: Maicon Rech / Grupo RSCOM
Foto: Maicon Rech / Grupo RSCOM

Nesta quarta-feira (12) foi realizada uma reunião virtual entre transportadores escolares, o presidente Comissão da Economia deputado Sebastião Melo (MDB), o representante do Detran, Marcelo Soletti e da EPTC, Fábio Berwanger. No encontro os proprietários de transportes solicitaram apoio do Governo do Estado para enfrentar a crise econômica que surgiu por conta da pandemia de Covid-19.

De acordo com os transportadores mesmo sem trabalho há cinco meses, devido as escolas estarem fechadas, as vistorias nos veículos continuam sendo obrigatórias, com a necessidade de pagamento de taxas. Em Porto Alegre, segundo o diretor-presidente da EPTC, Fábio Berwanger as taxas e vistorias foram suspensas. Berwanger sugere que a Assembleia Legislativa oriente os outros municípios para também realizar as suspensões.

Além disso, a reclamação dos transportadores é em relação as linhas de crédito das agências bancárias. De acordo com a transportadora escolar, Cátia Henriques, dos 619 transportadores escolares registrados, 244 não tiveram acesso a linhas de crédito disponíveis por meio do banco Banrisul. A categoria solicitou que a agência bancária permita maior prazo para o pagamento dos financiamentos. Cátia reclama que o banco não fez o congelamento das prestações das vans que superam os R$2 mil mensais.

O deputado Sebastião Melo comprometeu-se a agendar uma reunião com o governador Eduardo Leite para discutir a situação dos transportadores escolares.