Caxias do Sul solicitou junto ao Governo do Estado para que o município faça a operação de 100% do Aeroporto Hugo Cantergiani e foi atendido. A administração municipal, atualmente, investe pouco mais de R$1 milhão ao ano, não tendo participação na receita.
Devido ao aumento de passageiros e ofertas de voos, de acordo com o secretário Municipal de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva, viu-se a necessidade de investimentos no aeroporto. Ele explica que o objetivo é que o município possa gerenciar e receber os R$4 milhões de lucro ao ano que o local gera, para então reinvestir em melhorias.
“Então o objetivo é esse, a gente acha que até o final do ano esse processo deve estar concluso e a partir daí o município vai trabalhar pra que a gente faça algumas melhorias ou na sala de embarque, na sala de espera, melhorias no estacionamento e acesso ao aeroporto. A ideia é que a gente consiga literalmente dar um banho de loja no aeroporto, até que o de Vila Oliva esteja pronto, este foi o objetivo do pedido de transferência”
A partir de agora, os documentos solicitando a transferência completa vão ser encaminhados para a aprovação também da Agência Nacional de Aviação (ANAC). Em paralelo, um grupo de trabalho formado por diversas secretarias municipais está tomando conhecimento dos contratos de serviço que o Estado tem com as empresas terceirizadas no Hugo Cantergiani. Batista salientou que Caxias do Sul não pretende parar nenhum serviço que já é disponibilizado, portanto, aos usuários, não haverá mudanças no atendimento.