ERS-431

Governador assina ordem de início da construção da ponte de Santa Bárbara nesta quinta-feira

Nova estrutura, que conecta São Valentim do Sul a Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves pela ERS-431, tem prazo de um ano para ser concluída

Estado autoriza início da construção da ponte de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul, nesta quinta-feira
Foto: @viniglanert/@juntospelars431pontestabarbara

O governo do Estado assinará nesta quinta-feira (17) a ordem de início das obras da nova ponte de Santa Bárbara na ERS-431, ligando São Valentim do Sul a Santa Tereza, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul. O ato ocorre às 9h no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença do chefe do Executivo, Eduardo Leite, e do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

A solenidade que antecipa o começo da reconstrução ocorre após o governo federal anunciar, na quinta passada (10), o repasse de R$ 24,4 milhões para a obra. O valor será somado à contrapartida do Estado gaúcha em R$ 6,9 milhões. A empresa Vereda Engenharia Ltda, de Belo Horizonte (MG), venceu a licitação e estará encarregada dos trabalhos, que tem prazo de conclusão estimado em até um ano.

Nova estrutura terá 320 metros

Com uma extensão de 320 metros, a nova ponte será construída no quilômetro 23 da ERS-431 e está inserida em um projeto que prevê a criação de novos acessos ao longo de um trecho total de 724 metros.

Antiga ponte ruiu em setembro de 2023

Provisoriamente, a travessia do Rio Taquari na localidade é feita por meio de balsa. A antiga ponte foi destruída pela primeira das três últimas grandes cheias do rio, em setembro de 2023. A primeira balsa disponibilizada, que começou a operar no final de janeiro de 2024, foi levada pela enchente de maio, afundando após colidir contra a ponte de Lajeado.