Após recebimento de denúncias, servidores do setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) abordaram um Chevrolet Zafira, que estava trabalhando no transporte escolar de Caxias do Sul, de forma clandestina. A abordagem foi realizada na noite de terça-feira (5), na Avenida Antônio Andrighetti, no bairro Santa Fé.
A minivan aparentava mau estado de conservação, com sinaleiras quebradas e pneus “carecas”. Quatro crianças estavam dentro do veículo. A condutora foi autuada e a minivan removida ao depósito credenciado do Detran/RS.
Registro necessário
Após o episódio, a Secretaria de Trânsito reforçou a orientação para a comunidade escolar sobre os riscos de apoiar o uso de veículos clandestinos para transporte escolar de crianças.
Para atuar no serviço, os veículos devem ser registrados junto à SMTTM, tendo todos os dados certificados pelo poder público. Os condutores devem ter Carteira Nacional de Habilitação de categorias “D” ou “E”, com a observação “Exerce Atividade Remunerada”. Também devem possuir o Curso de Transporte Escolar atualizado.
Além disso, os veículos autorizados passam por vistoria semestral obrigatória, realizada nos meses de março e setembro. Em março, as empresas devem apresentar a relação das escolas que transportam.