Comportamento

Encerra nesta quarta o prazo para a renovação do exame toxicológico para CNHs vencidas entre março e junho de 2021

Foto: Internet
Foto: Internet

Nesta quarta-feira (30) acaba o período de renovação do exame toxicológico, para os motoristas que tem CNH nas categorias C, D e E vencidas entre março e junho deste ano.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, os motoristas habilitados nas categorias C, D e E de 69 anos ou menos devem fazer a renovação a cada dois anos e seis meses. Já os de 70 anos ou mais é toda a vez que renova a CNH.

A partir do dia 1º de julho, o motorista que não renovou, segundo o Contran, estará sujeito a duas infrações de trânsito previstas no artigo 165-B do CTB, que podem gerar multa de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses. A fiscalização passa a ser contada na data da realização do exame e não mais a do registro do resultado. Neste caso, se o laboratório atrasar na entrega do exame, o condutor não será penalizado.

Os laboratórios credenciados avisam a data e o horário da coleta e o resultado é registrado em até 25 dias.

Como ele é feito?

“O exame toxicológico é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos.

Por meio da análise de fina mecha de cabelo (que tenha mais ou menos da espessura de uma caneta); ou de pelos corporais (peito, pernas, braços, axilas), pode-se detectar substâncias consumidas até 180 dias antes do exame.

O coletor deve cortar o belo próximo à raiz.

Em casos especiais o exame toxicológico pode ser feito através da análise da amostra de unha.”

Preparação prévia

“O exame toxicológico não exige nenhuma preparação prévia. O uso de produtos como gel, shampoo, condicionador ou tintura não influenciam o resultado do teste”.

Substâncias que são detectadas neste exame

  • “Maconha e derivados;
  • Cocaína e derivados (crack, merla e outros);
  • Anfetaminas (rebites);
  • Metanfetaminas (speed, ice e outros);
  • Ecstasy (MDMA e MDA);
  • Opiáceos (heroína, morfina, codeína e outros);
  • Codeína, femproporex, mazindol, oxicodona e anfepramona.

O exame toxicológico não detecta consumo de energéticos, antidepressivos, álcool, anabolizantes, calmantes e similares.”

Em Caxias do Sul diversos laboratórios são credenciados para fazer o exame, assim como em alguns planos de saúde o teste está disponível. Portanto entre em contato com o seu laboratório de confiança e confira como agendar o exame.